Campanha de Doação de Medula Óssea no TJRJ recebe grande número de participantes - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Campanha de Doação de Medula Óssea no TJRJ recebe grande número de participantes
A Campanha de Doação de Medula Óssea, realizada nesta quarta-feira, dia 27, no Tribunal de Justiça do Rio, teve um saldo positivo: 498 pessoas (servidores e público em geral do PJERJ) colheram amostras de sangue e se cadastraram no banco de dados do Hemorio, como possíveis doadores. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), em parceria com o Hemorio.
O ator Reynaldo Gianecchini, que há quatro anos foi diagnosticado com um linfoma, e após tratamento ficou curado da doença, gravou um vídeo para a campanha, dando o seu depoimento e incentivando a população a participar da doação de medula óssea.
O processo é feito da seguinte forma: o doador é submetido a uma rápida coleta de sangue (cerca de 4 ml), para verificação do tipo sanguíneo e cadastramento das características genéticas no banco de dados do Hemorio, o que possibilita a identificação de doadores compatíveis com os pacientes.
Para participar é preciso estar gozando de boa saúde, ter entre 18 e 55 anos, e apresentar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional) no ato da doação.
O transplante de medula óssea é o tratamento mais indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia, por exemplo.
Para quem deseja ser doador e não pôde comparecer à campanha realizada no TJRJ, basta se dirigir ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, nº 08, Centro, RJ. A coleta é feita diariamente, de 2ª feira a domingo, das 7h às 18h.