Juízes auxiliares da CGJ palestram aos magistrados aprovados no XLIV concurso - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Juízes auxiliares da CGJ palestram aos magistrados aprovados no XLIV concurso
Na sequencia de boas vindas aos novos integrantes da magistratura fluminense, os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça organizaram uma palestra com a finalidade de explicar a função que cada um exerce e compartilhar experiência com os colegas recém empossados. O evento, que teve a abertura feita pelo Corregedor-Geral, Des. Valmir de Oliveira Silva, aconteceu na última terça-feira (04) no Auditório da CGJ, localizado no 7º andar do Fórum Central. E contou, ainda, com a presença do Desembargador Sérgio Verani, Diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), e dos Juízes Dr. Marcel Laguna, dirigente do 1º NUR, Dra. Denise Nicoll e Dr. André Nicolitt.
A palestra foi conduzida pelo juiz auxiliar da CGJ, Dr. Sérgio Arruda. “A Corregedoria exerce esta árdua função de fiscalizar e exigir o exercício de normas, conduta ética, correta e legal dos seus servidores e magistrados. Tem também a obrigação de aplicar as regras disciplinares quando há um desvio no exercício dessas condutas. É uma atividade absolutamente necessária para todos os fins profiláticos, pedagógicos e administrativos” – destacou. “Além disso, nós temos toda uma parte de administrar a 1ª Instancia da Justiça Estadual. Administrar é um exercício diário de criatividade e imaginação. Administrar não é sentar-se diante de um problema e o ficar admirando, é necessário encontrar uma solução”. – acrescentou o magistrado que é responsável pela área de fiscalização e normatização das atividades dos serviços extrajudiciais.
Falou também o Dr. Carlos Gustavo Direito, juiz auxiliar responsável pela Comissão Permanente de Processo Disciplinar (COPPD); Dr. Rafael Estrela, juiz auxiliar e membro da Coordenadoria dos Juizados Especiais Criminais em Eventos Esportivos e Grandes Eventos (CEJESP), que atua nos processos disciplinares em face de magistrados e servidores; Dr. Rodrigo Faria, juiz auxiliar responsável pela parte judicial com foco na melhoria da prestação jurisdicional; Dr. Adriana Moutinho, juíza auxiliar responsável pela área criminal e assuntos afetos à área extrajudicial; Dr. Paulo Roberto Sampaio Jangutta, juiz auxiliar responsável pela área de pessoal e coordenação do Departamento de Apoio aos Núcleos Regionais. “Como já foi dito pelo próprio Corregedor e eu reforço, a Corregedoria estará sempre de portas abertas a vocês. Desejo que todos pratiquem a boa justiça e consigam cumprir bem essa missão, que é muito grandiosa” - disse o Dr. Paulo Jangutta, encerrando o evento.
Ao final, os novos juízes retornaram para EMERJ, onde iniciaram um curso de preparação, com quatro meses de duração, antes de assumirem a função de juiz substituto.