Autofit Section
Juízes conhecem novo espaço para jovens que cumprem medidas sócioeducativas.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/08/2012 15:15

A Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Dra. Adriana Lopes Moutinho, acompanhada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, Dr. Marcius da Costa Ferreira, estiveram presentes na solenidade de inauguração do novo espaço destinado à internação provisória de jovens infratores. O Instituto Dom Bosco, localizado na Ilha do Governador, substitui o antigo Instituto Padre Severino. Muitas autoridades prestigiaram a inauguração do novo espaço, dentre elas o Governador do Estado, Sérgio Cabral, o Presidente do TJ, Desembargador Manoel Alberto Rêbelo dos Santos, os Juízes Auxiliares da Presidência, Carlos Augusto Borges e Sandro Pitthan Espíndola e o Diretor Geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo.

A nova unidade faz parte do programa de descentralização e regionalização das internações no sistema socioeducativo. O Instituto Dom Bosco tem capacidade para abrigar 58 menores, com alojamentos para três adolescentes, piscina, campo de futebol e horta, além de uma moderna sala de monitoramento com câmeras e computadores.

Para o Governador Sérgio Cabral é dever do Estado oferecer oportunidade aos jovens que, por algum motivo, cometeram infração. “É evidente que ao tirá-los de jaulas, e colocá-los em instalações civilizadas, as oportunidades serão muito maiores. Claro que também teremos frustrações, não vamos nos iludir, mas o percentual de jovens infratores recuperados certamente será muito maior”, disse.

As unidades de abrigo a menores infratores são coordenadas pelo DEGASE, Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de acolher, cuidar, acompanhar, atender e trataro adolescente em conflito com a lei, bem como seus familiares, objetivando sua reinserção na sociedade pela execução de medidas socioeducativas e o acompanhamento de egressos.

Galeria de Imagens