Autofit Section
TJERJ promove curso de Monitores Ambientais.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/05/2012 13:59

Nesta última sexta-feira, dia 11 de maio, teve inicio a primeira turma de Monitores Ambientais, idealizada pela Divisão de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça, em parceria com a ESAJ – Escola de Administração Judiciária, e a UFF – Universidade Federal Fluminense cujo objetivo é proporcionar conhecimento na área de sustentabilidade, promovendo resultados na prática.

O primeiro dia de treinamento foi marcado com palestras ministradas por representantes de três empresas, além do TJERJ: Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras, INEA – Instituto Estadual do Ambiente e CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos.

A abertura foi feita pelo Desembargador Jessé torres, Presidente da Comissão de Política de Gestão Ambiental, que estimulou a reflexão sobre a importância da conscientização para ações voltadas aos pilares da sustentabilidade e também sobre o papel essencial que o Tribunal de Justiça desempenha nesse movimento. “A constituição não propõe, ela exige. O meio ambiente é um direito de todos. E quem tem nível de poder, não deve ficar esperando os outros fazerem, deve fazer. É um direito do cidadão” – afirmou o Desembargador, referente à Constituição de 1988 e a legislação que lhe seguiu. Doutor Jessé Torres ainda acrescentou que “não se deve indagar quanto custa cuidar, se deve indagar quanto custa não cuidar do desenvolvimento sustentável, meio ambiente e qualidade de vida. Com esse pensamento, o mundo começa a se mover. Temos que acreditar”.

Logo após, Maria Teresa Silveira, representante da Eletrobrás, falou sobre o consumo de energia consciente e apresentou projetos desenvolvidos pela empresa onde trabalha. “Desejamos que chegue um momento no qual as pessoas escolham conscientemente os produtos que consumirão ou onde vão morar de acordo com o nível de eficiência energética” – disse a palestrante.

O primeiro dia de treinamento dos futuros monitores ambientais também contou com a participação da Doutora Ivany Yparraguirre, médica do TJERJ, que falou sobre os benefícios possíveis de se obter com a prática da ergonomia. A Gerente de Educação Ambiental do INEA abordou o tema “coleta seletiva de lixo”. E por fim, o representante da CEDAE, César Celeri, ressaltou a importância da qualidade da água ao meio ambiente e falou sobre o projeto da CEDAE que doará mudas de árvores ao TJERJ para que sejam plantadas em todos os fóruns do Estado no Dia da Árvore.

Para se tornar um Monitor Ambiental do PJERJ, o interessado deve fazer antes o curso de Agente Ambiental, como requisito. Quem tiver interesse em participar, deve entrar em contato com a ESAJ, que fica na Rua Dom Manuel, nº 29.  

Galeria de Imagens