Vulnerabilidade da pessoa idosa será tema de debate promovido pela CGJ - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Vulnerabilidade da pessoa idosa será tema de debate promovido pela CGJ
Vulnerabilidade da pessoa idosa será tema de debate promovido pela CGJ
O Brasil enfrenta um envelhecimento populacional acelerado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas com 60 anos ou mais duplicou entre 2000 e 2023, subindo de 8,7% para 15,6% da população.
O crescimento populacional de indivíduos com mais de 60 anos, no país, tem uma grave contrapartida social: o aumento anual da violência contra essa população. No primeiro semestre de 2025, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), houve um aumento de 5,63% de denúncias de violência contra a pessoa idosa, em relação ao mesmo período de 2024.
Nesse contexto, a Diretoria Geral de Apoio à Corregedoria Geral da Justiça (DGAPO), por meio da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), em conjunto com o Núcleo de Estudo e Aperfeiçoamento Interdisciplinar (NUEAPI), promove no próximo dia 14 de novembro, das 15h às 17h, o workshop “Envelhecimento em foco: vulnerabilidades e violências na contemporaneidade”.
O evento, via plataforma Teams, tem como público-alvo psicólogos, assistentes sociais, comissários de justiça, estagiários de serviço social, estagiários de psicologia, residentes jurídicos, assistentes sociais e residentes jurídicos psicólogos.
As palestras serão ministradas pela assistente social e mestre em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maria Clotilde Maia de Carvalho, e pela psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SGBB-RJ), Irene de Freitas Henriques Moreira.
DM/ASCOM