Autofit Section
CGJ inaugura retrato do desembargador Marcus Basílio na Galeria dos Corregedores
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/09/2025 19h57

CGJ inaugura retrato do desembargador Marcus Basílio na Galeria dos Corregedores

A Corregedoria Geral da Justiça realizou, nesta quinta-feira (18/9), a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, na Galeria de Retratos dos Corregedores-Gerais da Justiça.

O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, corregedor-geral da Justiça, abriu a cerimônia ressaltando que manteve toda a estrutura administrativa que havia na Corregedoria ao assumir o cargo.

“Essa cerimônia é mais do que a inauguração do retrato, é o reconhecimento do grande trabalho que foi feito, de um grande magistrado, de um homem austero. O que eu encontrei na Corregedoria facilitou muito o meu trabalho. Na verdade, o meu esforço é para tentar dar continuidade a tudo e, de alguma forma, contribuir para aprimorar o que já foi feito”, ressaltou o corregedor.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro destacou as virtudes do desembargador Marcus Basílio: “Colocar a foto representa o nosso trabalho, e o desembargador Basílio como corregedor representa seriedade, trabalho, todas as virtudes que um magistrado deve ter.”

Corregedor-geral no biênio 2023/2024, o desembargador Marcus Basílio foi homenageado na presença de desembargadores, magistrados, servidores e colaboradores. Ele fez um breve resumo do seu biênio na Corregedoria e agradeceu à sua família e a todos que trabalharam com ele, lembrando dos colaboradores que serviam café quando ele chegava mais cedo ao gabinete.

“Eu disse para minha família quando fui eleito corregedor que foi o dia mais feliz da minha vida como magistrado, pois foi um reconhecimento do Tribunal ao meu trabalho como juiz e como gestor, agradeço a todos que estiveram comigo neste tempo, desde os juízes auxiliares até as pessoas invisíveis que trabalham na copa, na limpeza. Todos fizeram a máquina funcionar. Fica aqui o meu agradecimento.”

Compuseram o dispositivo de honra, além do presidente e do corregedor, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze; os desembargadores Maria Angélica Guerra Guedes, 2ª vice-presidente do TJRJ; Heleno Ribeiro Pereira Nunes, 3º vice-presidente; Cláudio Dell’Orto, diretor-geral da Emerj; e José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, presidente do TJRJ no biênio 2007/2008. Também estiveram presentes a juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj; e o juiz Alberto Salomão Junior, auxiliar da 1ª vice-presidência do TJRJ, representando a 1ª vice-presidente, desembargadora Suely Lopes Magalhães.

Magistrado há 37 anos, Marcus Basílio auxiliou a Corregedoria Geral da Justiça, de 1993 a 1994, e a Presidência do Tribunal, de 2003 a 2004. Promovido a desembargador em 2005, integrou o Conselho da Magistratura nos períodos 2009/2010, 2011/2012 e 2013/2014. Foi 2º vice-presidente do TJRJ, no biênio 2021/2022. Hoje, atua na 7ª Câmara Criminal.

 

DM/NM - ASCOM

Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Galeria de Imagens