Pós-humanismo é tema de evento conjunto da Emerj e da Esaj - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Pós-humanismo é tema de evento conjunto da Emerj e da Esaj
Pós-humanismo é tema de evento conjunto da Emerj e da Esaj
“Cada vez mais as pessoas estão conscientes na busca de uma vida mais digna em sociedade, mas essa dignidade passa pelo reconhecimento do papel dos animais na nossa felicidade e do tratamento diferenciado que eles precisam ter. Estamos em um processo de evolução no campo normativo, mas também de evolução da sociedade como um todo”, destacou o corregedor-geral da Justiça, Cláudio Brandão de Oliveira, na abertura do evento “Dignidade pós-humana no transporte e gestão socioambiental”, nesta quinta-feira (15/05), na escola da Magistratura (Emerj).
O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade pontuou: “O tema é provocador, exige não apenas um exercício de reflexão teórica, mas também uma revisão profunda de nossas práticas, dos nossos paradigmas éticos, jurídicos, e acima de tudo da nossa posição como espécie”.
Conduzido pela professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, vice-presidente do Fórum Permanente e assessora especial da presidência do TJRJ em auxílio à Esaj, a abertura do encontro também contou com a participação dos desembargadores Cláudio Dell’Orto, diretor-geral da Emerj; e Fernando Cerqueira Chagas, presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político; e da juíza Rosana Navega.
As palestras foram ministradas pelos professores da Universidade de Lusíada de Lisboa, José Alberto Rodriguez Lourenzo González e Filipa Pais D’Aguiar; e Plinio Braga Neto, coordenador dos cursos de Formação do Detran-RS.
Escolas judiciárias
Além da 9ª reunião do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti da Emerj, presidido pelo corregedor-geral da Justiça, o evento foi também a aula magna do curso de Pós-Graduação de Transformação Digital, Integridade e Direitos Humanos na Gestão Pública, da Escola de Administração Judiciária (Esaj).
DM/ASCOM