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DGFAJ alcança 1º lugar no Ranking de Governança Institucional do TJRJ
A Diretoria-Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ) foi classificada em 1º lugar no Índice Geral de Governança das unidades executoras da Administração Superior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), alcançando uma avaliação de 100% no Ranking de Governança Institucional 2025.
“O primeiro lugar no Ranking de Governança representa não apenas uma conquista numérica, mas o reconhecimento de um trabalho coletivo que consolidou na DGFAJ uma cultura de transparência, gestão responsável e compromisso institucional. Mais do que um resultado, é a demonstração de que a governança é essencial para garantir decisões mais assertivas, maior eficiência e a melhoria contínua da gestão pública”, destacou Simone Ferreira de Oliveira e Cruz, diretora da DGFAJ.
Para Simone Cruz, essa foi uma conquista dos servidores e dos colaboradores da Diretoria-Geral: “Agradeço a toda a equipe da DGFAJ que, com dedicação e empenho, foi fundamental para alcançarmos esse resultado”.
Criado com a finalidade de avaliar a implementação da governança interna do TJRJ, o processo de avaliação do Ranking da Governança do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ) foi baseado na aplicação de um questionário que abordou elementos vinculados à Liderança (pessoas e competências, princípios e comportamentos, liderança organizacional e sistema de governança), à Estratégia (relacionamentos com as partes interessadas, estratégia organizacional e alinhamento organizacional) e ao Controle (gestão de riscos e controle interno, auditoria interna e accountability e transparência).
Sistema de governança formalizado, gestão estratégica, escuta ativa, processos estruturados, mapeamento de riscos e desenvolvimento de pessoas foram alguns dos resultados apresentados pela DGFAJ.
Conheça o desenvolvimento de boas práticas de governança da DGFAJ:
Política e Sistema de Governança Formalizados
• A unidade possui ato normativo de governança próprio (Ato Conjunto TJ/CGJ nº 05/2025), com SEI formalizado;
• Há mecanismos de monitoramento da política de governança, como indicadores operacionais e estratégicos, reuniões mensais de acompanhamento e Reunião de Análise Crítica anual.
Gestão Estratégica e Planejamento Institucional
• A unidade integra o Planejamento Estratégico Institucional, coordenando projeto estratégico formal (Central de Atendimento ao Público – Ato Executivo TJ nº 82/2025);
• Atua conforme os parâmetros do sistema GRP (projeto nº 114), o que evidencia gestão de projetos estratégica e rastreável.
Escuta Ativa e Relação com Partes Interessadas
• A pesquisa de satisfação realizada em 2025 obteve 523 respostas, das quais 93% corresponderam a avaliações positivas;
• Promove reuniões quinzenais com a SGDAI, e semanais com a SGTEC, fortalecendo a intercomunicação institucional;
• Identifica stakeholders (juízes auxiliares, unidades judiciais, jurisdicionados, CNJ e unidades administrativas) e possui canais múltiplos de interlocução (Teams, SEI, e-mail, PJeCor, WhatsApp institucional).
Missão, Visão e Processos Estruturados
• Missão e visão declaradas e alinhadas à Cadeia de Valor do TJRJ;
• Processos formalizados em RADs específicas por divisão (RAD-DGFAJ-002, 007, 008, etc.), e já há modelo atualizado conforme o novo padrão institucional.
Mapeamento e Gestão de Riscos
• Riscos mapeados e revisados (2023 e 2025) conforme RAD-PJERJ-015;
• Ações preventivas implementadas por meio de sistemas como MALTA, FORMS, SIUNI e IAPI, voltados à mitigação de falhas humanas e automatização de controles;
Ponto de excelência: maturidade de governança de riscos com uso intensivo de tecnologia .
Liderança e Desenvolvimento de Pessoas
• Uso da Matriz de Requisitos para seleção de cargos, revisada em 2025, com entrevistas e análise curricular;
• Ampla formação e capacitação da equipe, com registro de pós-graduações e treinamentos diversos (CNJ, ESAJ, Tocatto, UFPR);
• Mapeamento individual de lacunas de competência, com controle formal e atualização contínua.
NM/ASCOM