Autofit Section
Autofit Section

 

Moda consciente e justiça social em pauta no Museu da Justiça

A moda consciente foi tema da aula pública realizada no Museu da Justiça na tarde desta quinta-feira (11), com a historiadora da moda e criadora de conteúdo Caroline Lardoza. Em fala que propôs reflexão crítica sobre a moda consciente enquanto ferramenta de justiça social, Lardoza também levantou pontos para discutir classe, raça e consumo no contexto brasileiro. Segundo a pesquisadora, as experiências suburbanas trazem vivências que propõem a moda como instrumento de transformação de realidade e prática política.

O público presente na sala multiuso do Museu da Justiça participou ativamente do evento, compartilhando memórias pessoais com a palestrante e que, a partir delas, estabeleceu rica troca para o aprendizado de todos.

 

Troca de Livros recebe Victor Andrade de Melo no Museu da Justiça

O Museu da Justiça de Niterói recebeu, na tarde desta segunda-feira (09), no programa "Troca de Livros", o historiador Victor Andrade de Melo. Autor de "As seis vidas de Niterói - Uma biografia", o professor titular da UFRJ apresentou o trabalho em que conta a história dos 450 anos de Niterói - do aldeamento à modernização - nas mais diversas fases pelas quais a cidade passou. Houve ainda, na ocasião, a Troca de Livros, atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.

 

Aula pública discute a complexidade da Independência do Brasil

A prof. Dra. Márcia Amantino esteve presente no Museu da Justiça de Niterói na tarde desta terça-feira (10) para aula pública sobre a independência do Brasil. Amantino procurou, em sua fala, mostrar como esse processo de emancipação política brasileiro foi bem mais complexo e multifatorial do que muitas vezes é pensado e ensinado, resultado da ação de vários fatores sociais ao longo do tempo.

 

Recitais UNIRIO leva Orquestra Carioca de Flautas ao Museu da Justiça

A Orquestra Carioca de Flautas, idealizada pelo flautista, professor e pesquisador Sérgio Barrenechea, da UNIRIO, esteve no Museu da Justiça na tarde desta sexta-feira (12) como parte do projeto Recitais UNIRIO. O concerto, que aconteceu na sala multiuso do Museu, apresentou repertório novo na forma de composições e arranjos dentro da música carioca a partir do uso de diversas flautas. Estiveram presentes Camila Peres, Jpmathan Strom e Pedro Henrique Silva nos fagotes, Vinícius Marinho na flauta, Iuri Chicharo Gastim no violão e Maria Luisa Lundberg no piano.

O Recitais UNIRIO é um projeto de cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que tem como missão aproximar o público da música de concerto, promovendo apresentações em espaços culturais e escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro desde o início de 2025. O Recitais UNIRIO já se apresentou em espaços como Museu da República, CCBB, Consulado de Portugal e o campus da própria UNIRIO.

 

Diretor do Museu Imperial visita exposição “A Partilha do Imperador Pedro II”

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, esteve no Museu da Justiça na tarde desta sexta-feira (12) para visita mediada pela exposição "A Partilha do Imperador" junto dos curadores Paulo Knauss e Márcia Mello. A ideia foi estabelecer diálogos entre o acervo do Museu Imperial, em Petrópolis, com parte da coleção que está temporariamente exposta no Museu da Justiça.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes

Autofit Section

Fotos

Autofit Section