- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 6 a 10 de outubro
Desvendando a arquitetura do Museu da Justiça
O Museu da Justiça promoveu, nesta segunda-feira (06), em caráter “piloto”, a primeira edição da visita mediada "Desvendando a arquitetura do Museu da Justiça". Capitaneada pela historiadora Lydia de Carvalho, a ideia da nova visitação é percorrer corredores, salões e caminhos do antigo Palácio da Justiça para explorar detalhes da arquitetura e construção do prédio. Assim, visitantes, magistrados, servidores e demais interessados podem passar a perceber sentidos e detalhes que antes pareciam escondidos.
"Desvendando a arquitetura do Museu da Justiça" acontecerá de forma mensal.
Aulão de sociologia para o ENEM com o Sociologia Ilustrada
O Museu da Justiça realizou, nesta terça-feira (7), aulão de sociologia para o ENEM com o Sociologia Ilustrada. O professor João Paulo Cabrera, da rede estadual do Rio de Janeiro, de forma didática e clara, procurou abordar temas pertinentes para tratar da sociologia que é cobrada, tanto em questões objetivas quanto na redação, no Exame Nacional do Ensino Médio. Conceitos e autores fundamentais foram apresentados para entender e lidar com questões sociais.
Memórias de um novo tempo: 30 anos dos Juizados Especiais
A exposição comemorativa "Memórias de um novo tempo: 30 anos dos Juizados Especiais", realizada em parceria do Museu da Justiça com a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais - COJES, foi inaugurada nesta quinta-feira (09), no hall de entrada do Lâmina III. A fala de abertura ficou por conta da desa. Maria Helena Pinto Machado, atual presidente da COJES, e do des. Cláudio dell’Orto, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Compareceram também o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, e os desembargadores Mauro Martins, Helda Meireles, Elton Leme, Joaquim Domingos, Humberto Dalla Bernardina, Fernando Chagas e Márcia Succi. Além do juiz José Guilherme Vassi Verner e das juízas auxiliares da Presidência do TJRJ Paula Feteira e Carla Bouzo.
seguida, o percurso da exposição foi apresentado pelos historiadores Diego Bertucci e Lydia de Carvalho. "Memórias de um novo tempo: 30 anos dos Juizados Especiais" está aberta para visitação do pública de segundas às sextas, das 11h às 17h, até o dia 23 de outubro.
Recitais Unirio
O Recitais Unirio esteve no Museu da Justiça nesta sexta-feira (10), para concerto com os músicos Iago Soares (violoncelo), Pietra Ferraz (violoncelo) e Pablo Panaro (piano). O concerto propôs percurso que atravessa estilos e temporalidades, tanto pela tradição quanto a identidade musical brasileira, destacando trocas entre violoncelos e piano.
Auditoria Interna
O Museu da Justiça passou com sucesso, mais uma vez, por auditoria interna nesta quinta-feira (09). Foram avaliados processos e parâmetros de trabalho da instituição e suas subdivisões.
Museu da Justiça recebe Retiro dos Artistas
A Equipe do Educativo recebeu um grupo de artistas idosos residentes do Retiro dos Artistas, agendada pela Secretário-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Durante a visita, os participantes puderam explorar os espaços históricos do Antigo Palácio da Justiça com mediação de arte0educadoras e participaram de uma simulação de julgamento no Tribunal do Júri.
Um dos momentos mais marcantes foi quando a senhora Aldira, de 100 anos, assumiu o papel de juíza na dinâmica, demonstrando carisma e firmeza. Junto dela, atuação do senhor André, ator e bailarino, também se destacou. Ele desempenhou o papel de advogado de defesa com grande desenvoltura e convenceu o júri fictício, que votou pela inocência do réu ao final da simulação.
Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes


















