Autofit Section
Autofit Section

 

Seminário debate histórias de escravizados nos arquivos do PJERJ

O Museu da Justiça recebeu, nesta quarta-feira (24), o seminário "Histórias de Escravizados nos Arquivos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro", realizado por meio de parceria institucional entre Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e (TJRJ) e Ministério Público Federal (MPF). A programação propôs mesas temáticas, oficinas e conferências para discutir as mais recentes pesquisas que integram o projeto “Arquivos Judiciais da Escravidão no Vale do Paraíba Fluminense”, voltado para preservação e acesso aos documentos que contam a história da população negra escravizada e os embates jurídicos travados ao longo do século XIX. Pesquisadores, magistrados e público geral puderam refletir a respeito dos impactos da escravidão na sociedade brasileira.

 

Museu da Justiça promove 2ª edição do Cinedebate Coleção Antirracista

O Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais e o Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais, junto do Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (NAPJUS/TJRJ) e o Museu da Justiça realizaram, na tarde desta terça-feira (23), a 2ª edição do encontro Cinedebate Coleção Antirracista. Os oito episódios da websérie Coleção Antirracista, dirigida e pensada por Val Gomes, foram exibidos na íntegra.

A abertura do evento ficou por conta do desembargador Wagner Cinelli e da promotora Roberta Ribeiro, vice-Presidente do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais da EMERJ, e as debatedoras convidadas foram a historiadora Tatiana Brandão e documentarista Val Gomes.

 

Mesa de debate reflete 50 anos da fusão da Guanabara com o Rio de Janeiro

O Museu da Justiça de Niterói realizou, nesta quarta-feira (24), a mesa de debate "Caminhos e Desencantos: Os 50 anos da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro". Com mediação do professor do professor José Luís Honorato Lessa e com participação do professor Américo Freire e da professora Luiza Ferreira, a mesa discutiu os caminhos que levaram à fusão e um balanço dos principais desafios colocados sob o “novo” estado. O autoritarismo da ação, lideranças políticas carioca e fluminense, disputas eleitorais e outros tópicos foram levantados pelos pesquisadores durante a conversa.

 

Edição especial do Troca de Livros marca Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

Em comemoração a semana de luta da pessoa com deficiência, o Museu da Justiça realizou edição especial do "Troca de Livros", nesta quinta-feira (25), com Adeir Lemos, servidora do TJRJ, e o pedagogo Rafael Crespo, ambos deficientes visuais. Em conversa com Wellinton Oliveira, responsável pelo Troca de Livros do Museu da Justiça, os dois compartilharam experiências pessoais das problemáticas e vivências relativas a deficiência visual.

Houve ainda, na ocasião, a tradicional Troca de Livros, atividade cultural que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.

 

Museu da Justiça estreia CineMuseu com o curta “Como Chorar Sem Derreter”

O Museu da Justiça organizou, na tarde desta sexta-feira (26), estreia do CineMuseu com o curta-metragem "Como Chorar Sem Derreter" (2024), de Giulia Butler. Com presença da diretora e da produtora Fernanda Conde, o evento contou também com um bate-papo após a sessão com Mauro Machado, assessor técnico do Museu da Justiça. O CineMuseu é uma iniciativa que busca exibir filmes e discuti-los com o público, trazendo profissionais envolvidos na realização de filmes ou de pesquisadores com trabalhos relevantes sobre o audiovisual.

"Como Chorar Sem Derreter" conta a história de Elizabeth (Betty Faria), que depois de ter segurado o choro por tempo demais, fica com os olhos secos. Em casa, ela conta o que está acontecendo para a menina (Nina Dahmer), com quem vive. A criança, então, inventa uma máquina para salvá-la.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes

Autofit Section

Fotos

Autofit Section