Autofit Section
Autofit Section

 
Museu da Justiça celebra o Mês das Crianças com edição especial do Troca de Livros

Com recorde de público de 46 visitantes, o Museu da Justiça realizou, nesta quinta-feira (24), edição comemorativa de mês das crianças do Troca de Livros, juntamente com o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e a dia Nacional da Poesia (31 de outubro), dedicada à imaginação e à leitura. Os convidados Maria Luiza Lemos Macieira (9 anos), Arthur Gabriel Marques dos Reis Teixeira (11 anos), Malu Rangel de Azevedo (9 anos), William Varella de Andrade Júnior (13 anos) e Helena Bahamon (8 anos) estiveram presentes lendo poesia e compartilhando o que pensam de ser criança.

O evento foi capitaneado pela diretora Siléa Macieira e por Weliton Oliveira que, com sensibilidade, conduziram tudo dando o protagonismo às crianças. O espaço do salão nobre, transformado com cores lúdicas, texturas e brinquedos, foi palco para que os pequenos brilhassem. Adultos e crianças estiveram, durante todo o tempo, em uma mesma energia alegre e entusiasmada que é tão característica da infância. Foi momento de comemorar o mês das crianças, mas também incluir o elemento mais imaginativo e criativo que existe no olhar delas e que pode ser estimulado por meio dos livros e da escrita.

Houve ainda, na ocasião, a proposta de uma Oficina de confecção de revistas organizada pelo Educativo do Museu e a Troca de Livros, atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. os visitantes puderam trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.

 
Diálogos que Inspiram debate arte e tecnologia no Museu da Justiça

O Museu da Justiça, por meio do Setor de Produção e Educação Patrimonial, promoveu a roda de conversa "Diálogos que Inspiram - Arte e Tecnologias Emergentes" na tarde desta segunda-feira (20), em celebração ao Dia da Ciência e Tecnologia, comemorado no dia 16 de outubro. O evento contou com mediação da arte-educadora do Museu da Justiça Izadora Alves e propôs um diálogo entre as possibilidades de criação artística e as inovações tecnológicas, buscando refletir sobre os impactos da inteligência artificial, da arte digital, dos NFTs e de outras tecnologias na prática jurídica, no mercado criativo e na produção cultural contemporânea.

A roda de conversa, que aconteceu de forma híbrida, presencialmente e à distância, também aconteceu no lugar de mediação entre especialistas e artistas para compartilhamento de saberes e experiências, para pensar novos paradigmas de forma interdisciplinar e com reflexão crítica.

 
Ângela Crispim fala sobre vínculos e afetos no Troca de Livros de Niterói

A escritora Ângela Crispim foi convidada do Troca de Livros desta terça-feira (21), no Museu da Justiça de Niterói. Neuropsicanalista e especialista em relacionamentos, ângela encontrou na literatura caminhos para estender sua escuta clínica. Em sua estreia literária com o livro “Entre laços e limites”, a autora convida o leitor a refletir, com profundidade e leveza, sobre os vínculos que sustentam – e os que sufocam.

O evento contou também com a Troca de Livros, atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. Os visitantes puderam trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.

 
Tina França é convidada do Museu é Arte & Educação em Niterói

A cantora lírica e produtora cultural Tina França, idealizadora do FELINI – Festival Lírico de Niterói, foi a convidada do Museu é Arte & Educação desta quarta-feira (22), No Museu da Justiça de Niterói. Tina, que também é engenheira de formação e mestre em economia, trabalhou por mais de 30 anos como consultora na área de avaliação de empresas, conciliando sempre com a vocação e projetos artísticos.

O projeto Museu é Arte & Educação promove uma série de entrevistas mensais com profissionais das artes e da educação, buscando refletir sobre a arte e a educação na sociedade contemporânea. O programa proporciona um espaço de reflexão e de diálogo sobre o indivíduo contemporâneo, a sociedade e o papel da educação no contexto artístico.

 
Museu da Justiça de Niterói promove roda de conversa sobre corpo e bem-estar

O Museu da Justiça de Niterói promoveu, nesta quinta-feira (24), a roda de conversa "Saúde Além do Espelho", para refletir sobre saúde de forma integral, indo além da estética, e discutir o equilíbrio entre corpo, mente e qualidade de vida, em um diálogo que uniu ciência, experiência profissional e vivências cotidianas. Estiveram presentes o educador físico Abel Santanna, a nutricionista Alexia Rocha, a psicóloga e analista no Serviço de Saúde Mental Ocupacional (SESAM) do Departamento de Saúde do TJRJ Marília Paiva e a fisioterapeuta Veronica Silva. A mediação ficou por conta de Whiverson Reis, arte-educador do Museu da Justiça.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes

Autofit Section

Fotos

Autofit Section