Autofit Section
Autofit Section

 
Museu Convida debate envelhecer com dignidade e propósito

A qualidade de vida e dignididade da pessoa idosa foi pauta da edição do "Museu Convida" desta quinta-feira (16). A desa Maria Aglaé Tedesco Vilardo junto de Siléa Macieira, diretora do Museu da Justiça, e a mentora e palestrante Luciana Elmor trataram de reflexões sobre o envelhecer sob diferentes perspectivas — jurídica, ética e humana. De experiências profissionais a pessoais, as convidadas conversaram, com honestidade, sobre viver essa etapa da vida com leveza, autonomia e propósito, reconhecendo a maturidade como um tempo de potência, sabedoria e dignidade. “Precisamos ter coragem para enfrentar a vida, e viver não é simples. A vida é o agora, a vida é o momento” Desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

 
Aula pública prepara estudantes para o vestibular com foco em gêneros textuais

O Museu da Justiça realizou, nesta terça-feira (17), aula pública sobre gêneros textuais voltada para o vestibular. A professora de português Cristina Grilo, mestre em linguística pela UERJ, trouxe forma de reconhecer os gêneros textuais como estratégia de leitura e empregá-la na interpretação dos textos das provas de línguas no vestibular é uma forma eficaz para melhorar o desempenho nas questões. A exposição da professora também abordou noções de texto, leitura e interpretação na prática de questões de provas.

 
Coro Intercantus celebra a música popular brasileira no Museu da Justiça

Em comemoração ao Dia da Música Popular Brasileira (17 de outubro) e o Dia do Coralista (19 de outubro), o Museu da Justiça recebeu apresentação do coro Intercantus. No abrangente repertório, apresentaram canções de Lulu Santos, Flávio Venturini, Almir Sater, Tim Maia, entre outros. Criado em 2019, o coro já se apresentou em diversos teatros e espaços culturais da cidade.

O Coro Intercantus é filiado a Associação de Canto Coral, fundada em 1941, com papel importantíssimo no cenário da música coral no Brasil.

 
Mediação e Arbitragem em Foco celebra um ano de atuação da Comissão da ABA

O Museu da Justiça realizou, nesta sexta-feira (17), o encontro "Mediação e Arbitragem em Foco: Celebrando o Primeiro Ano" em comemoração ao primeiro ano de atuação da Comissão de Mediação e Arbitragem da Associação Brasileira de Advogados (ABA). Estiveram presentes na mesa Daniela Muniz, professora de Direito Processual Civil no IBMEC e na EMERJ, Dra. Camila Leal, juíza titular da 72ª Vara do Trabalho, e Adriana Brasil, advogada membro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

A ABA, entidade de referência na representação e valorização da advocacia no Brasil, busca fomentar o diálogo, a qualificação profissional e a inovação jurídica. Este evento celebrou conquistas da Comissão na mesma medida em que promoveu o intercâmbio de experiências e discutiu os avanços e desafios da mediação e arbitragem como ferramentas estratégicas de resolução de conflitos.

 
Visitas técnicas e institucionais movimentam a semana no Museu da Justiça

O Museu da Justiça recebeu, na segunda-feira (13), uma visita técnica da equipe do Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Os visitantes conheceram os acervos e o Laboratório de Restauro de Papel do Museu, onde puderam esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de preservação e conservação documental realizados pelo Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA). Já na terça-feira (14), os educadores do Museu conduziram uma visita mediada pelos espaços históricos do antigo Palácio da Justiça para um grupo de cônsules de diversos países, apresentando a história e o patrimônio do edifício.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes / Diego Bertuci / Mirella Lavatori

Autofit Section

Fotos

Autofit Section