- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 11 a 15 de agosto
Aula Pública no Museu da Justiça explora a história ambiental da Baía de Guanabara
A professora Lise Sedrez esteve no Museu da República nesta terça-feira (12) para a aula pública “As muitas baías de Guanabara - uma história ambiental urbana”. Vice-diretora do Instituto de História da UFRJ, Lise é especialista em história ambiental urbana e, em particular, na Baía de Guanabara.
Durante sua fala, a professora chamou a atenção para a possibilidade de fazer pesquisas históricas cujo foco também envolva a relação da sociedade com o meio-ambiente. No caso da Baía de Guanabara, tema da aula, é possível, de acordo com ela, elaborar trabalhos acadêmicos que vão desde o período colonial até os dias atuais e que não se limitam somente à região metropolitana do Rio de Janeiro.
Desembargador do TJCE visita o Museu da Justiça
O Museu da Justiça recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o des. Durval Aires Filho do Tribunal de Justiça do Ceará. O magistrado foi recebido pela diretora Siléa Macieira e equipe do Museu da Justiça, que mostraram salas de exposições temporárias e de longa-duração a ele.
Estudantes de Museologia da UNIRIO conhecem acervos e reservas técnicas do Museu da Justiça
O Museu da Justiça recebeu, nesta semana, 14 estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para a atividade “Acervos Conectados”. A visita permitiu aos participantes conhecer de perto os acervos e reservas técnicas da instituição, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora sobre a preservação e gestão do patrimônio sob guarda do Museu.
Troca de Livros recebe a atriz e palhaça Allexandra Hayram no Museu da Justiça de Niterói
O Museu da Justiça de Niterói recebeu, para o programa “Troca de Livros”, a atriz e palhaça Allexandra Hayram. Hayram, que também atua como arte-educadora, gestora e produtora cultural e fotógrafa, compartilhou um pouco da vasta experiência que possui no setor cultural e programas socioculturais pensados para a democratização do acesso à arte e informação.
Houve ainda, na ocasião, a Troca de Livros, uma atividade cultural interativa que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. O público pôde participar trazendo um livro em bom estado e levando outro de seu interesse, promovendo o compartilhamento de histórias e saberes.
Museu da Justiça realiza primeira mesa do seminário sobre a exposição “A partilha do imperador Pedro II”
O Museu da Justiça realizou, nesta quarta-feira (13), a primeira mesa do seminário "A partilha do imperador Pedro II: inventário, coleções e diálogos contemporâneos". A primeira mesa foi capitaneada pela curadora Márcia Mello com o tema "Experiências com a conservação de fotografias e documentos históricos".
Estiveram presentes também Elizabeth Freitas Neves, especialista em conservação documental do Museu da Justiça, Diana Ramos, representante da Fundação Biblioteca Nacional que tratou da Coleção Thereza Christina Maria e Joaquim Andrade e Sandra Baruki, responsáveis pelo trabalho com parte do acervo fotográfico de D. Pedro II.
Haverá, ainda em agosto, mais uma mesa temática complementar a exposição "A partilha do imperador Pedro II”.
Orquestra Carioca de Flautas se apresenta no programa Música no Museu
O programa “Música no Museu” recebeu, nesta sexta-feira (15), a Orquestra Carioca de Flautas. O grupo, idealizado pelo professor e pesquisador da Unirio Sérgio Barrenechea, teve a sua estreia no 1º Encontro Carioca de Flautas, em 2016. Durante a apresentação, a orquestra tocou repertório brasileiro e internacional que vem sendo tocado com regularidade dentro do programa Recitais Unirio, que pretende aproximar a música de concerto e o público.
Oficina de Cordel celebra o Dia Nacional do Folclore no Museu da Justiça
O Educativo do Museu da Justiça realizou, nesta sexta-feira (15), Oficina de Confecção de Cordel em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, comemorado em 22/08. A ideia foi aproximar os participantes da riqueza do folclore brasileiro através da literatura de cordel, tradicionalmente conhecida por seus versos rimados e ilustrações em xilogravura.
Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes / Vilma Dias