Autofit Section

Menos é mais


 

Acesse a campanha e os resultados do Menos é Mais

 


Em razão de dificuldades encontradas pelo TJRJ para obtenção de mobiliário para compor a formatação de novos espaços, bem como reposição de materiais, foi identificado o macrodesafio ‘carência de material para atendimento de demanda das unidades do TJRJ’, enfrentado pelo projeto ‘Menos é Mais’. Trata-se de campanha de conscientização solicitando às unidades que reavaliassem suas reais necessidades de mobiliário, bem como de materiais de consumo e de informática, a fim de que procedessem à devolução daqueles bens que estivessem em desuso ou subaproveitados; viabilizando a redistribuição desses móveis e materiais entre as unidades com carência. A campanha também se estendeu ao público externo com dicas de sustentabilidade.

 

Adaptação de Materiais para Linguagem Simples

 

 

Adaptação de Materiais para Linguagem Simples


 


Aproveitando a experiência adquirida durante o desenvolvimento do projeto ‘Linguagem Simples para o Cidadão’, o IdeaRio passou a oferecer às demais unidades do Tribunal a adaptação de seus materiais para a linguagem simples e visual thinking. Isso envolve a simplificação de documentos com informações judiciais complexas, através de técnicas de redação e diagramação, de modo a torná-los mais compreensíveis para o público em geral, promovendo a transparência, a igualdade de acesso e a eficácia na comunicação do tribunal com a sociedade.

 

TJRJ apoia Boas Práticas


 

Acesse o Banco de Boas Práticas da Presidência

 


O Banco reúne experiências e atividades realizadas pelas unidades, que geram resultados e alto impacto, e que podem ser compartilhadas, replicadas e adaptadas com outras unidades do tribunal. São práticas que buscam o aprimoramento do processo de trabalho e a melhora no alcance de metas estratégicas, reconhecidas pela organização sob o prisma da eficiência, eficácia, celeridade, qualidade, inovação e praticidade. Com a disseminação das boas práticas entre as unidades, gera-se um aperfeiçoamento no processo de trabalho, com consequente maior satisfação ao usuário final e melhoria da percepção do cidadão acerca da nossa instituição.

 

      Acesse o Contêiner de Ideias

Trata-se do registro dos projetos de inovação iniciados pelo IdeaRio, mas que, por condições adversas de qualquer ordem (carência de recursos financeiros, tecnológicos, humanos ou oportunidade institucional), tiveram seu prosseguimento suspenso. O acesso ao cadastro é aberto ao público, permitindo com que os projetos sejam revisitados e eventualmente complementados ou ajustados através de colaboração voluntária. Vale dizer que o Contêiner de Ideias é inspirado no ‘Garbage Can Process’, que, de forma bastante resumida, visa explicar o processo de tomada de decisões e a criação de projetos abandonados pelas organizações.

 

     

      Linguagem Simples para o Cidadão

      Acesse a Linguagem Simples

 

 

 

Buscando sempre o aperfeiçoamento da comunicação do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro com o cidadão, o IdeaRio concebeu o presente projeto Linguagem Simples para o Cidadão, isso porque, 3 em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, têm dificuldade em entender o que estão lendo. É importante destacar que a linguagem simples não irá substituir a linguagem jurídica específica e técnica, pois certos documentos precisam ser redigidos de acordo com as normas e convenções jurídicas. Almejamos com esse projeto fortalecer a imagem do Poder Judiciário junto à sociedade, uma vez que favorece a comunicação entre o setor público e a população, aumentando a transparência e a confiança nas decisões tomadas.