Autofit Section

Como funciona o IdeaRio

 

O IdeaRio é formado por uma equipe que busca idealizar e pensar inovações no âmbito do Poder Judiciário, tendo como foco os problemas, necessidades e desafios relacionados às atividades do TJRJ.  Tem como principal objetivo desenvolver/aperfeiçoar novos processos de trabalho e melhorias no modelo de gestão, nas áreas de novos serviços, gestão de pessoas e tecnologia.

Para tanto, além da interação e consulta com os setores do Poder Judiciário, buscamos detectar áreas e projetos com potencial para atuação na esfera das iniciativas de inovação, incremental ou disruptiva.

Identificadas as oportunidades de melhorias e soluções, passamos então ao desenvolvimento de projetos. Estabelecemos o seu objetivo, parcerias internas, externas e as ações necessárias para a sua implementação. Realizamos, ainda, pesquisas, consultas e atividades afins para subsidiar sua instrução. Tudo em conformidade com o estabelecido no modelo das 4 facetas da OCDE.

Por vezes, os projetos surgem em reuniões em que é utilizada a abordagem do Design Thinking, encontros realizados em conjunto com as partes envolvidas em um macrodesafio. Nessas ocasiões, o IdeaRio se utiliza do esquema do Duplo Diamante, que é a representação visual do processo do Design Thinking, para auxiliar a equipe durante as fases de exploração do problema e da solução. 

Existem várias versões do esquema do Duplo Diamante, com diferentes níveis de detalhamento e enfoque. Abaixo, trazemos o elaborado pelo IdeaRio. 

IdeaRio / Duplo Diamante - fases do Design Thinking - Contexto do Desafio: empatia - define problema. Contexto da Solução: ideação - prototipa / testa - Marcrodesafio: abre/diverge-imersão na experiência dos usuários - fecha/converge - análise das causas da situação - abre/diverge - geração de ideias para a solução - fecha/converge - escolha e construçao da solução - solução  - ferramentas da inovação: Mapa de Atores - Matriz de CSD - Questionário - Entrevista - Benchmarking - Jornada do Usuário - Mapa de Empatia - Persona - Observação de Campo - (...) - 5 Porquês - Triangulação de Informações - Formulação de Perguntas Orientadoras - Espinha de Peixe ( Diagrama de Ishikawa) - (...) - Prototipagem - Produto Viável Mínimo - Cardápio de Ideias - Matriz de Posicionamento - Teste de Conceito - (...)