Tribunal de Justiça do Rio empossa 18 novos juízes - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Tribunal de Justiça do Rio empossa 18 novos juízes
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro empossou, nesta terça-feira, dia 24, os 18 novos juízes aprovados no XLVII Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense. A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, compareceu à solenidade de posse, realizada no Órgão Especial do TJRJ.
Foram empossados os juízes Anderson de Paiva Gabriel, Francisco Emilio de Carvalho Posada, Adriano Celestino Santos, Leticia de Souza Branquinho, Aline Andrade de Castro Dias, Melina Frantz Becker, Eduardo Mendes Satte Alam Gonçalves, Vitor Porto dos Santos, Aline Abreu Pessanha, Patricia Fernandes de Souza Drumond, Alexandre Rodrigues de Oliveira, Gabriel Almeida Matos de Carvalho, Camila Rocha Guerin, Flavio de Almeida Souza Batista, Michele Vargas, Carolina Dubois Fava de Almeida, Bruno Rodrigues Pinto, além de Priscilla Macuco Ferreira.
Compuseram a mesa de honra, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; o presidente do TJRJ eleito para o biênio 2017/2018, desembargador Milton Fernandes de Souza; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Eduardo Gussem; o 2º subdefensor público-geral do Estado do Rio, Rodrigo Pacheco, representando o defensor público-geral do Estado do Rio, André Luís Machado de Castro; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Renata Gil de Alcântara Videira; e o tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira Arantes, representando o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.
As juízas auxiliares da CGJ/RJ, Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima, Simone Lopes da Costa e Ana Lúcia Vieira do Carmo também compareceram à cerimônia.
Certame
O XLVII Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro teve número recorde de inscritos – no total, 7.972 candidatos, sendo 3.911 homens e 4.061 mulheres. Foi o primeiro concurso da magistratura nacional que adotou a reserva de cotas para negros.
A primeira fase ocorreu em 21 de fevereiro de 2016 com a prova objetiva, na qual foram aprovados 472 candidatos. Da segunda etapa, com provas escritas, restaram 148 classificados para as provas de sentença cível e penal. Dos 18 candidatos habilitados para a prova oral, todos se classificaram para a última fase do certame – a análise de títulos. Foram aprovados como juízes substitutos nove homens e nove mulheres.
Dentre os juízes empossados, uma já exercia a função de juíza de Direito (no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba), além de uma promotora de Justiça, dois defensores públicos, um procurador do Município, uma procuradora da Fazenda Nacional, um delegado da Polícia Civil, cinco advogados e seis servidores públicos. A maioria – 11 deles – tem como estado de origem o Rio de Janeiro. Os demais são provenientes de outros Estados do Brasil: dois de São Paulo, dois de Santa Catarina, um de Minas Gerais, um do Amazonas e um de Brasília-DF.