Funcionários da CGJ começam a utilizar o Malote Digital - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Funcionários da CGJ começam a utilizar o Malote Digital
Na quinta-feira passada (08), o auditório Desembargador José Nageva Cretton recebeu a última turma para a apresentação do novo sistema que está sendo implantado gradativamente no Poder Judiciário Fluminense, o Malote Digital. Os servidores da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) serão os primeiros a utilizarem o sistema, sendo a implantação conduzida por um GT (grupo de Trabalho) multidisciplinar envolvendo a CGJ, o Conselheiro Gestor de Tecnologia da Informação e Juiz Auxiliar da Corregedoria, Dr. Rafael Estrela Nóbrega, o Departamento de Suporte Operacional (DESOP), a Diretoria de Tecnologia e Informática (DGTEC) e a Diretoria de Apoio e Fiscalização a Serventias Extrajudiciais (DGFEX).
O Malote Digital é um módulo do sistema Hermes e foi cedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a todos os órgãos do Poder Judiciário, incluindo os Tribunais Superiores, Justiça Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e Tribunais de Justiça dos Estados. Sua finalidade é possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de mero expediente entre os respectivos órgãos, conferindo maior confiabilidade e agilidade.
Diversos benefícios podem ser observados no uso do sistema Hermes - Malote Digital:
- É instantâneo. Portanto, é mais eficiente que qualquer serviço de entrega, como, por exemplo: os correios ou malotes internos;
- É um serviço confirmado, permitindo o rastreamento dos dados de envio e recebimento (quem recebeu o documento, bem como o dia e hora que foi recebido);
- É mais econômico, pois não há custos com o serviço de entrega. O custo no sistema Hermes é ZERO!
- É ecológico, pois como as postagens são por meio eletrônico, evita-se o uso de envelopes, cola, selos, e diminui o consumo de papel;
- É mais produtivo, pois é mais prático de endereçar e enviar do que os métodos tradicionais. Em caso de ofícios-circulares, por exemplo, um único clicar de botão pode enviar o mesmo documento para inúmeros destinatáriossimultaneamente.
“De sorte, que estamos tendo a oportunidade de viver um momento histórico, de profunda transformação, uma verdadeira revolução, mediante a integralização dos Tribunais de todo o País, cada vez mais informatizados e eficazes.
Considerando ainda, a eficácia da utilização do Malote Digital, bem como a permanente necessidade de revisão dos procedimentos administrativos, como reza o Sistema Integrado de Gestão de Qualidade - SIGA, sempre, com foco na obtenção de melhores resultados calcados no binômio economia de recursos x agilidade dos processos de trabalho, o malote digital fará a diferença!” – afirmou com entusiasmo a diretora do Departamento de Suporte Operacional (DESOP), Simone Araújo Amado Zanatta.