19° Turma da Justiça Cidadã homenageia Patricia Acioli - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- 19° Turma da Justiça Cidadã homenageia Patricia Acioli
O Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais, DEAPE, encerrou mais uma turma de alunos do curso Justiça Cidadã, realizado no Fórum de São Gonçalo. A solenidade ocorrida no auditório da Corregedoria no dia 29 de novembro homenageou a Juíza Patricia Acioli, vítima de assassinato11 de agosto de 2011, em Niterói.
Estiveram presentes para relembrar o símbolo que a Juíza se tornou e entregar os certificados de conclusão do curso: a Desembargadora e Coordenadora do Programa, Cristina Tereza Gaulia, a Juíza Flavia Justos, a Diretora do DEAPE, Rosilea Palheiros e o Chefe de Gabinete da CGJ e primo de Patrícia Acioli, Geraldo Aymoré Junior.
A Des. Cristina Gaulia reforçou a importância dos participantes, mesmo depois de formados, participarem de oficinas de reciclagem e mesas de debates. A Juíza Flávia, que ministrou palestras sobre os Juizados Especiais, considerou que o contato com os alunos, muitos líderes comunitários, fornece uma visão muito real do dia a dia enfrentado pela sociedade. A Diretora do DEAPE, Rosilea Palheiros, agradeceu a toda equipe por mais uma turma e pontuou: “O Judiciário busca essa união, estamos de portas abertas ao povo, pois sem ele não teria necessidade do Poder existir”.
Primo de Patricia Acioli, Geraldo Aymoré, contou como era a juíza: “como magistrada e como mulher sempre foi direta, firme e corajosa. Dois grandes desafios em sua vida foram as gestações, muito problemáticas, mas que ela alcançou pela obstinação em ser mãe”. A Desembargadora Cristina Gaulia considerou ser a juíza um exemplo para toda a magistratura de profissional consciente e leal aos seus princípios.
Ao final o líder comunitário, Anderson de Oliveira, falou em nome de toda a turma: “Nós nos comprometemos em divulgar, passar a diante todo o conteúdo que aqui aprendemos. Rompemos a barreira de nossa ignorância jurídica. Conhecer os direitos contribui para a convivência e longevidade do ser humano na sociedade. Pudemos também comprovar que os membros da Justiça não estão isolados e intocáveis. Experiência como esta torna a Justiça mais digna”.
Ao final o Coral da Corregedoria cantou emocionando o público.
O Programa
O projeto “Justiça Cidadã”, coordenado pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) e supervisionado pela Desembargadora Cristina Tereza Gaulia objetiva capacitar líderes comunitários para que sejam multiplicadores, na comunidade onde vivem, daquilo que aprenderam no treinamento. Os participantes recebem noções de Direito Constitucional, de Família, de Organização Judiciária, além de informações sobre o funcionamento do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado.