Autofit Section
Universitários participam de Turma Recursal Simulada
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/11/2012 17:46

Na última sexta-feira, dia 9, aconteceu a 3ª edição do projeto Simulado Recursal da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj) em parceria com o Tribunal de Justiça. O projeto, idealizado pelo Juiz Titular do 7º Juizado Especial Cível e Coordenador das Turmas Recursais, Dr. Paulo Roberto Sampaio Jangutta, oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência no Judiciário.

Nessa edição, participaram 16 alunos do 6º período da Universidade Salgado Oliveira (Universo) do campus São Gonçalo. A sessão foi presidida pelos Juízes Paulo Roberto Sampaio Jangutta; Simone de Araújo Rolim, da 24ª Vara Cível da Capital e membro da 1ª Turma Recursal; e Paloma Rocha Douat Pessanha, do 1º Juizado Especial Cível de Nilópolis e componente da 3ª Turma Recursal. Os alunos atuaram como advogados de defesa e acusação em processos das áreas cível e criminal.

O magistrado Paulo Roberto Sampaio Jangutta explicou como o projeto foi iniciado: A ideia surgiu a partir de um projeto já antigo no Tribunal, chamado de “Juri Simulado”, e a partir daí criamos, em parceria com a AMAERJ, a Sessão Simulada da Turma Recursal. Os alunos de direito podem participar um pouco do dia a dia da Justiça, além de aprender e praticar técnicas de retórica, persuasão, treinar adequação do fato à norma, o exercício da postulação em juízo e a sustentação do recurso na sessão. É uma oportunidade para o aprendizado que irá se tornar grandiosa ferramenta para a vida profissional”.O Juiz, mestre em direito, entretanto afastado das salas de aula para se dedicar a magistratura, considera importante o contato com os universitários: “O acadêmico vem ávido pelo aprendizado e acredito ser essa também uma forma de acesso à Justiça, não na faceta de prestar jurisdição, mas sim de proporcionar o entendimento do funcionamento da Justiça na prática”.

Galeria de Imagens