Nova identidade visual da Corregedoria Geral da Justiça Fluminense. - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Nova identidade visual da Corregedoria Geral da Justiça Fluminense.
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro apresenta sua nova identidade visual, um logotipo elaborado conceitualmente, através de uma parceria feita entre a Divisão de Artes Gráficas do Tribunal de Justiça e a Assessoria de Comunicação da CGJ.
Partindo do conceito de “consciência”, os criadores da nova marca da CGJ chegaram ao conceito de “proteção” e trabalharam graficamente essa definição. Dessa forma, o círculo azul com o desenho de um martelo, representa a Justiça. Já os círculos cinza que envolvem o martelo, representam proteção ao Poder Judiciário.
“Procuramos não atribuir somente a ideia de fiscalização já que a Corregedoria representa muitas outras coisas para o Poder Judiciário. Então, chegamos ao conceito de consciência, pois, é a consciência que regula atitudes, nos direciona e nos torna pessoas melhores”, explicou Raquel Rocha, uma das responsáveis pela criação do logotipo.
As cores também trazem simbologia. Elas refletem os valores idealizados pela Corregedoria. A cor cinza denota estabilidade, equilíbrio e qualidade. Enquanto a cor azul denota transparência, segurança, clareza, tranquilidade e paz.
Rodrigo Loureiro Mazzoleni, designer gráfico e também idealizador do logo, reforça a importância trazida pela identidade visual. "O logotipo desenvolvido para a CGJ tem por traz da imagem um forte conceito, que em minha opinião, chega a ser mais importante do que a própria imagem, já que é ele que dá sentido e credibilidade ao logo. Um bom logo começa sempre com um bom conceito”.
Para o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Antonio José Azevedo Pinto, o novo logotipo vem atrelado às inovações ocorridas ao longo da presente administração, além de refletir a visão que se procura ter da Justiça no século XXI. “Simbolicamente podemos perceber que a função da Corregedoria encontra-se em perfeita harmonia de cores e grafia”,considera. O Desembargador explica que os círculos exteriores de cor cinza envolvendo o martelo da Justiça simbolizam o equilíbrio que buscado no desempenho institucional da Corregedoria. Já o circulo azul que emoldura o martelo da Justiça evidencia segurança e fortalecimento do Poder Judiciário. As cores azul e branca representam a paz que deve existir na consciência de todo julgador. As letras C G J,no grafismo apresentado, podem ser vistas como uma interligação de funções e valores, acima de tudo, evoca união que deve reinar entre todos os setores da administração interna da CGJ. “Sem essa união todo simbolismo colocado acima de tais letras perde a sua própria essência e finalidade”, pontua o Corregedor Geral.