Autofit Section
Dia da Árvore é marcado com ação simultânea de plantio de mudas em 158 localidades no Estado.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/09/2012 16:48

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore e a chegada da primavera. A data incentiva a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância do plantio de novas árvores. O Tribunal de Justiça Fluminense marcou a data, não só com discursos engajados, mas também com ações práticas. Em 158 locais diferentes em que o Judiciário atua, incluindo as 81 Comarcas do Estado, foram plantadas pela manhã mudas de árvores por magistrados, serventuário e colaboradores da Justiça.

A ação foi decorrente do Projeto de Educação Ambiental do TJERJ, coordenado pelo Departamento de Projetos Especiais, DEAPE, e com base nas diretrizes da Comissão de Política e Gestão Ambiental, que inclui a adesão do Poder Judiciário Fluminense à Agenda Ambiental na Administração Pública.  As mudas de árvores foram cedidas pela Cedae, parceira do projeto.

O objetivo é a conscientização daqueles que trabalham no Poder Judiciário de que o reflorestamento e o cuidado com a reciclagem de lixo também fazem parte da prestação jurisdicional. Busca-se incentivar a sustentabilidade e o cultivo de árvores e plantas nos diversos fóruns do Estado, com a participação ativa dos magistrados, serventuários, funcionários, usuários e integrantes de entidades públicas e privadas. 

No Forum Central, as mudas foram plantadas na Praça Rui Barbosa, localizada ao lado da Lâmina IV, no Complexo Judiciário do TJRJ, na Rua Dom Manuel, s/nº, pelos  desembargadores Antônio José Azevedo Pinto, Leila Mariano, Maria Collares, Cristina Gaulia, Sérgio Cavalieri, entre outros.

O Corregedor Geral da Justiça, Des. Azevedo Pinto, destacou o papel da natureza, classificando-a como o celeiro das gerações futuras. Disse que mais do que o simbolismo de plantar árvores, a atitude reflete a mentalidade da qual, não só o Poder Judiciário, deve ter, mas sim todos nós. “Plantar uma árvore significa fazer com que a vida no planeta se torne cada vez mais longa, melhor, benéfica e duradoura.” O Desembargador citou a lei de Conservação das Massas, do químico francês de Lavoisier, como sendo fundamental para a consciência ambiental. "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", reforçando a importância da reciclagem.

A Desembargadora Cristina Teresa Gaulia agradeceu a presença de todos que estavam ali em busca de um mesmo fim, de uma mesma luta: um ambiente ecologicamente saudável. Ela explicou como surgiu a ideia de criação de um Departamento de Projetos Especiais que engloba vieses de prestação jurisdicional alternativa, inclusão social e meio ambiente e sustentabilidade. O DEAPE foi instituído na gestão do Desembargador Sérgio Cavalieri, quando Presidente do TJERJ. O Desembargador aposentado esteve presente no evento e foi homenageado. “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é o único tribunal do país a ter um departamento de projetos especiais”, contou.  Ao final, a Desembargadora brincou dizendo que já havia cumprido sua meta para ser feliz: "Ter filhos, plantar uma árvore e escrever um livro", como diz o dito popular.

 

 

 

Galeria de Imagens