Mutirão PopRuaJud atende até 700 pessoas em situação de rua por dia - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Mutirão PopRuaJud atende até 700 pessoas em situação de rua por dia
Mutirão PopRuaJud atende até 700 pessoas em situação de rua por dia
A maranhense Amanda Félix vive há pouco mais de dois anos no Rio de Janeiro. É uma das 22 mil pessoas em situação de rua na cidade (dados de pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Nesta quarta-feira (27/8), ela procurou o PopRuaJud para mudar seu nome na carteira de identidade.
Mulher trans, de 36 anos, Amanda falou sobre o sofrimento por ter Wellington como nome de batismo. “Quando as pessoas me olham, veem que sou uma mulher, mas quando olham meus documentos até me xingam. Isso me machuca”, disse.
Vendedora de balas, ela procurou o ônibus da Justiça Itinerante do TJRJ. Agora, já sonha com um futuro melhor: “Com meu nome de mulher vou ser respeitada. Daqui a 10 anos estarei próspera, próspera de amor, de trabalho, de carisma e sempre dando amor ao próximo”.
Além da mudança de nome/gênero, a Justiça Itinerante (JI), iniciativa coordenada pela desembargadora Cristina Gaulia (TJRJ), está no Mutirão PopRuaJud tratando de questões como regularização de guarda, mudança de nome/gênero, registro tardio, união estável, divórcio, pensão alimentícia, entre outras.
Junto a Justiça Itinerante, o Serviço de Promoção e Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e a Busca de Certidões (SEPEC) da Corregedoria Geral da Justiça realizou 104 atendimentos nos dois primeiros dias do Mutirão.
O Mutirão
O PopRuaJud 2025 é promovido pela Justiça Federal (TRF2), com a parceria dos tribunais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Regional do Trabalho (TRT1) e Regional Eleitoral (TRE), que integram o Fórum do Poder Judiciário no Rio de Janeiro (FOJURJ), entre outras instituições. São mais de 60 entidades oferecendo inúmeros serviços às pessoas em situação de rua, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. A ação faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre os serviços prestados, os participantes poderão ter acesso à inscrição no CadUnico, encaminhamento para abrigos, benefícios sociais e previdenciários, cadastro em bancos de oportunidade de emprego, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, banhos e cortes de cabelo, cuidado veterinário, entre outros. Com uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados no estacionamento da Catedral, o evento tem capacidade para atender até 700 pessoas por dia.
“Ações dessa natureza são extremamente importantes, tanto para aqueles que precisam, que são nossos irmãos em situação de dificuldade, quanto para o Poder Judiciário que, além da função jurisdicional propriamente dita, cumpre uma outra missão, a de contribuir para uma sociedade melhor, mais justa”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, durante o evento oficial de abertura do PopRuaJud, no qual representou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro.
O arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, anfitrião do encontro, ressaltou: “O PopRuaJud é uma luz que ilumina o presente e o futuro. O presente, sobre o que podemos fazer pelas pessoas para proporcioná-las dignidade, mas ao mesmo tempo para além do presente, olhemos para um futuro no qual todos tenham a vida com dignidade.”
Também participaram da abertura o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Peterson Barroso Simão; o corregedor do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Firly Nascimento Filho; a desembargadora do TJRJ, Helda Lima Meireles; e a juíza federal e coordenadora do PopRuaJud, Valéria Caldi, entre outras autoridades e representantes de instituições.
Serviço: Mutirão PopRuaJud
Data: 26 a 28 de agosto
Horário: das 8h às 15h
Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro
NM/ASCOM
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ