Conciliação: CNJ premiará boas práticas e produtividade - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Conciliação: CNJ premiará boas práticas e produtividade
Conciliação: CNJ premiará boas práticas e produtividade
Magistrados e servidores podem inscrever suas boas práticas em conciliação até o dia 7 de novembro para participarem da 16ª edição do Prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas outras categorias, essa é a data-limite para as inscrições, que serão iniciadas em 1º de setembro.
O Conciliar é Legal conta com duas modalidades: “Boas Práticas” e “Produtividade”. Na primeira delas, participarão magistrados, servidores, instrutores de mediação e conciliação, advogados, professores, estudantes, tribunais, instituições de ensino, empresas ou qualquer ente privado, mediante a apresentação de projetos autocompositivos executados individualmente ou em grupo.
Já na modalidade “Produtividade”, serão concedidas premiações, em cada ramo de justiça, a partir de dados de produtividade que demonstrem a consolidação da Política Judiciária Nacional de Tratamento dos Conflitos.
Os critérios para a inscrição e premiação estão elencados na Portaria CNJ n. 206/2025.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Conciliar é Legal tem o objetivo de identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de ações de modernização que colaborem para a aproximação das partes, sua efetiva pacificação e o consequente aprimoramento da justiça.
Ele visa também dar visibilidade às práticas de sucesso, com o intuito de contribuir para maior mobilização nacional em favor da conciliação e da mediação; além de contribuir para a imagem de uma justiça sensível, pacificadora e eficiente perante a opinião pública em geral. Os prêmios serão entregues em cerimônia prevista para abril de 2026.
NM/ASCOM