Corregedor-geral da Justiça recebe Comenda da Ordem do Mérito de Niterói - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Corregedor-geral da Justiça recebe Comenda da Ordem do Mérito de Niterói
Corregedor-geral da Justiça recebe Comenda da Ordem do Mérito de Niterói
O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, corregedor-geral da Justiça, foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, no grau de Grã-Cruz, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o fortalecimento do sistema jurídico brasileiro. A honraria foi entregue pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (24/05), no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).
O corregedor agradeceu, destacando que a homenagem é também ao Poder Judiciário e às instituições que integram a prestação jurisdicional. “Falo muito honrado que homenagens como essa reforçam a importância do relacionamento institucional, do diálogo entre as instituições, porque só através do diálogo nós vamos poder atender o que a sociedade precisa.”
Cláudio Brandão recordou os tempos em que foi aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do período em que atuou como advogado no município. Ele fez uma declaração de amor pela cidade: “Eu moro em Niterói há 26 anos. Aqui criei minhas filhas, e acredito que o amor que tenho por Niterói se retrata na ideia de cuidado. Quem ama cuida, e eu procuro cuidar da cidade onde eu moro, eu tenho muita honra de dizer que moro aqui.”
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, exaltou as qualidades do corregedor como jurista e como professor da UFF, e destacou: “Essa homenagem, a mais elevada comenda de Niterói, é uma singela homenagem à sua dedicação, ao seu desprendimento, ao seu compromisso com aquilo que Montesquieu preconizava no Espírito das Leis, um Judiciário forte para garantir as liberdades individuais e o Estado democrático de direito, o poder fundamental para o funcionamento da sociedade e da democracia.”
Estiveram presentes à cerimônia, além dos familiares do desembargador, amigos e magistrados do TJRJ, entre outras autoridades.
O homenageado
Nascido em Itaperuna, o desembargador Cláudio Brandão vive em Niterói há 26 anos. Magistrado desde 1992, é especialista em Direito Privado, é mestre pela Universidade Gama Filho e doutor em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também é professor emérito, coordenador de Direito Constitucional e membro do Fórum Permanente de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Rio (Emerj), além de autor de livros e artigos sobre Direito Administrativo, Organização Judiciária e Regime Jurídico dos Servidores Públicos.
A comenda
Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, instituída pelo Decreto Municipal nº 7982/98, simboliza o reconhecimento da cidade aos homens e às mulheres que por sua trajetória e dedicação contribuem de forma notável para o fortalecimento da Justiça e para o bem da sociedade.
NM/ASCOM