Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente celebra uma década de atuação com evento comemorativo - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente celebra uma década de atuação com evento comemorativo
Em comemoração aos 10 anos de atuação do Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente (NUDECA) no Poder Judiciário Fluminense, a Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI/DGAPO/CGJ) promoveu uma solenidade on-line para celebrar a data.
O encontro aconteceu durante todo o dia 07/11 com debates promovidos por juízes, defensor público, promotor de Justiça, psicólogos, professores, comissários e assistentes sociais.
Na abertura do evento, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, comentou a importante atuação dos profissionais deste segmento. “Gostaria de deixar registrado o meu reconhecimento e admiração por todos vocês que tanto contribuem com a escuta cuidadosa para uma prestação jurisdicional humana e eficaz”.
Participou também da solenidade, o juiz Sandro Pitthan Espindola, titular da 1ª Vara de Família de Madureira, que destacou a importância do espaço de Depoimento Especial. “Nós reconhecemos a necessidade de tratar crianças e adolescentes de uma forma diferenciada, quando vêm à juízo como sujeitos de direitos”, disse o magistrado ponderando que se deve valorizar e respeitar a fala das crianças e adolescentes e que essa fala deve ser protegida.
Na parte da manhã, foram ministradas as palestras com os temas “Violência: repercussões em crianças e profissionais” e “Infância e proteção: a criança como sujeito de direitos”.
Já à tarde, os assuntos abordados foram: “Percursos de Escuta e Acolhimento” e “Ética do Cuidado: práticas da psicologia e do serviço social no Judiciário”.
Leia também: Corregedoria amplia número de salas de depoimentos especiais de crianças e adolescentes