Autofit Section
Antes e depois na Comarca de Mangaratiba: Corregedor parabeniza equipe pelo “choque de ordem” e melhoria na produtividade
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 03/11/2022 11:15

Imagem sem descrição

O corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, visitou o Fórum de Mangaratiba, acompanhado dos juízes auxiliares da CGJ Ana Paula Barros, Renata Guarino e Ricardo Lafayette. 

O intuito da visita foi conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Vara Única do Fórum da Comarca de Mangaratiba a partir da detecção, pela atual gestão, de uma série de irregularidades na unidade. 

No início do ano de 2021, a Comarca de Mangaratiba apresentava baixa produtividade e falta de organização das rotinas de trabalho e do espaço físico. Com o apoio da Corregedoria, a serventia apresentou melhorias e aumento expressivo da produtividade (como comprovam as fotos do cartório de antes e depois).  

Imagem sem descrição

O corregedor conversou com os servidores do Fórum, a quem elogiou pelos serviços prestados ao Poder Judiciário fluminense. Parabenizou, ainda, o juiz Richard Robert Fairclough pelo trabalho desempenhado à frente da Comarca. 

Imagem sem descrição

Imagem sem descrição

 

“Eu fiz questão de vir aqui para registrar o reconhecimento da Corregedoria pelo trabalho de vocês. Parabéns pelo que vocês conseguiram fazer. Nós, magistrados, somos os maestros e comandamos a orquestra que são vocês. É um trabalho em conjunto. Se vocês não funcionarem bem, tudo vai por água abaixo. Então, punir não é o único papel da Corregedoria. Temos que orientar. E, quando identificamos um trabalho exemplar como esse, faço questão de demonstrar minha gratidão”, disse o corregedor. 

A juíza auxiliar da CGJ, Dra. Renata Guarino Martins, destacou que: “quando comparecemos a esta Comarca, nós, da fiscalização, encontramos um cenário caótico. Além da grave ausência de gestão, foram localizados processos trancados em uma sala, sem andamento, e até literalmente ‘rasgados’.  Na cantina do fórum, havia processos entulhados. A chegada do Dr. Richard Robert Fairclough e da nova chefe da serventia, Marisa Ieda Nonnenmacher, o apoio da Corregedoria e o comprometimento dos servidores foram cruciais para solução dos problemas mais emergenciais”. 

 

Imagem sem descrição

Imagem sem descrição

Imagem sem descrição

 

Pelo juiz titular de Mangaratiba, Dr. Richard Robert Fairclough, foi registrado que: “Ficamos muito felizes e honrados com a visita do Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo à nossa comarca de Mangaratiba. Aproveito a oportunidade para agradecer todo o apoio dado pelo Corregedor e seus Juízes Auxiliares, e todo esforço e dedicação dos servidores da comarca, sem os quais nada do que fizemos seria possível”. 

A chefe da serventia Marisa Ieda Nonnenmacher explicou as melhorias que foram realizadas na serventia, como a diminuição do acervo e a organização da área física. “Havia muitos processos em salas diferentes, o que dificultava a localização. Processos paralisados há mais de 500 dias, mídias que estavam misturadas. Enfim, era um ambiente desorganizado com uma equipe desmotivada. Modificamos isso. Diminuímos os acervos e começamos a trabalhar com relatórios por data cronológica.  Estamos melhorando aos poucos”, considerou. 

Também estavam presentes os juízes Ivan Pereira Mirancos Junior, presidente da 8º Seção Regional da AMAERJ, em Itaguaí, e Carlos Manuel Barros do Souto, dirigente do 8º Núcleo Regional (8º NUR). 

 

 Imagem sem descrição