Projetos Concluídos
Conexão Cidadã (projeto conjunto com o Laboratório LiRio – TRT1/RJ)
Trata-se de Projeto visando enfrentar o macro desafio de aproximar o Judiciário do cidadão, através da elaboração de estórias em quadrinhos e jogos, que facilitem o entendimento sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça.
Esta Divisão gerenciou todo o projeto, fazendo ações como: diagramação das 7 histórias e 7 jogos, o processo de aprovação e publicação no site do Tribunal, elaboração de todo material de divulgação, (banners, totens, redes sociais), englobando também os procedimentos necessários para impressão e distribuição de cartazes em diversas unidades do TJRJ.
Simplifica Justiça (projeto conjunto com o Laboratório LIOS – TRE-RJ)
Trata-se de Projeto visando reduzir as barreiras de comunicação com o usuário externo, através da instrução do servidor sobre como realizar um atendimento empático e com uso da Linguagem Simples, ou seja, fornecer informações de forma compreensível, independentemente do nível de graduação ou do conhecimento jurídico do cidadão que está sendo atendido.
Esta divisão conduziu o envio dos esboços do “Manual de Atendimento em Linguagem Simples e Humanizado” e dos “Protocolos de Atendimento”, tanto físico quanto virtual, para diagramação e aprovação, e auxiliou na divulgação do Projeto através de publicação de matéria no “TJ Conecta”, em atuação conjunta com o Departamento de Comunicação Interna (DECOI).
O projeto “Amadurecer com Direitos” teve por objetivo o fortalecimento da relação do TJRJ, com os usuários externos idosos, em conformidade com a Resolução nº 520/2023 do CNJ, que estabelece diretrizes para a Política Judiciária voltada às pessoas idosas e suas interseccionalidades. O material foi produzido ao longo do Projeto informa sobre os direitos dos idosos, abordando temas como atendimento prioritário, saúde, assistência social, educação, transporte e lazer, tornando essas informações mais acessíveis a esse público.
Esta Divisão trabalhou na elaboração do cronograma e coordenação das principais tarefas. Ao final, foi elaborada a Cartilha "Conhecendo os Direitos das Pessoas Idosas"
Ranking da Governança
Trata-se de Projeto visando a gamificação para auxiliar a criar índices de governança interna das Secretarias Gerais do TJRJ e consequentemente, ranking anual a ser divulgado na página do Tribunal. O objetivo é o aumento da capacitação dos gestores, o estimulo à busca por excelência, fomentar a motivação dos servidores e gestores, bem como reafirmar o compromisso do TJRJ com a eficiência e qualidade dos serviços prestados.
Esta Divisão orientou na elaboração de formulário de avaliação do ranking, na preparação, aprovação e publicação do Ato Normativo que cria o Ranking, no envio do link do questionário e na consolidação dos resultados. Por fim, foi realizada a elaboração do relatório com o ranqueamento das unidades, bem como na sua divulgação.
Trata-se de Projeto para criação de plataforma para acompanhamento de informações sobre questões relativas ao meio ambiente e campanhas de conscientização para o combate ao tráfico de animais.
Esta Divisão coordenou atividades, como: realizar reuniões com os parceiros internos para apresentar e detalhar o projeto, bem como acompanhar a elaboração e a aprovação do protótipo do painel.
Sistema de Gestão de Pessoas (GPES)
O Projeto foi iniciado por solicitação do Secretário-Geral da Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), com o objetivo de acompanhar e supervisar o desenvolvimento de melhorias no Sistema de Gestão de Pessoas (SGPES), relativas à automação e integração dos memorandos de pagamento expedidos pelo Departamento de Movimentação de Magistrados (DEMOV).
Esta Divisão conduziu a comunicação entre as unidades envolvidas. Foi desenvolvido um Projeto piloto, no qual foram criadas todas as funcionalidades necessárias referentes a automatização do memorando de pagamento dos magistrados. A participação da Divisão se encerrou com a conclusão do memorando piloto e sua operação assistida, pois havia sido implementado o produto mínimo viável.
Selo de Boas Práticas
Trata-se de “Prêmio Selo de Boas Práticas” que foi criado como forma de reconhecimento das Unidades Judiciais que adotarem, com êxito, a utilização das práticas divulgadas através do Banco de Boas Práticas, cabendo sua certificação pelo Selo, a ser concedida conforme regulamentação do Ato Normativo Conjunto de criação do Selo.
Esta Divisão atua anualmente através de diversas ações, que perpassam por todas as etapas de inauguração e finalização: do Ato de criação até o Aviso com a publicação do resultado final e da data para a cerimônia de entrega dos Prêmios.
Governança de Dados
O Projeto criou uma estrutura dedicada à Governança de dados gerenciais no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, de forma a garantir a qualidade e a segurança dos dados estatísticos das áreas judiciais e administrativas, melhorando a eficiência da prestação jurisdicional e o aperfeiçoando da tomada de decisões estratégicas, com foco no Departamento de Informações Gerenciais (DEIGE).
Esta Divisão contribuiu no aprimoramento da gestão de informações e cumprimento das diretrizes do CNJ em termos de produtividade e transparência.
O Projeto “Sala Íris” no TJRJ compreendeu os subprojetos: Video Wall, Contratação de equipe de estatística e Aquisição do Qlik. O Video Wall exibe painéis e relatórios dinâmicos, facilitando a análise e o compartilhamento das informações. A equipe de estatística desempenha papel na produção e interpretação de dados, enquanto que a aquisição do Qlik garante suporte técnico e aprimoramento das ferramentas.
Esta Divisão administrou o Projeto, coordenando todas as etapas de desenvolvimento, bem como estruturação do cronograma.
A sala íris encontra-se localizada no 10º andar, na sala 1016.
Dados
Certos
O Projeto “Dados Certos” teve como intuito a conscientização dos funcionários do TJRJ quanto à importância de alimentar adequadamente os sistemas de movimentação processual, realizando corretamente o uso dos códigos, tendo em vista que traz impacto na qualidade e confiabilidade do banco de dados, o que repercute nas estatísticas produzidas por este Tribunal.
Esta Divisão planejou e coordenou as tarefas junto às partes interessadas. Ao final da iniciativa, foram capacitados 2116 funcionários, através da palestra gravada "Estatísticas da prestação jurisdicional: Impactos dos cadastramentos dos processos" fornecida pela ESAJ.
Trata-se de Projeto realizado nos dias 02 e 03 de abril de 2024, o “Encontro de Gestores Judiciário” foi idealizado pela Secretaria-Geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), com o objetivo de reunir gestores judiciários para troca de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a gestão administrativa. Os gestores debateram em painéis sobre como incentivar servidores a se interessarem pela gestão pública e os desafios de formar líderes com foco no desenvolvimento. Cada painel teve a duração de 1h30m e foi conduzido por dois facilitadores, dentre Secretários-Gerais e Diretores de Departamento e Divisão, que, usando a ferramenta do "brainstorming", incentivaram os participantes a compartilharem dificuldades e sugestões sobre os temas propostos.
Esta Divisão participou de toda organização do evento, com planejamento das etapas e elaboração de cronograma do evento.
O Projeto "Menos é Mais" do TJRJ foi criada para incentivar o uso cauteloso de recursos, reduzir desperdícios e promover a reutilização de materiais no Tribunal. A iniciativa envolveu ações como comunicação institucional, recolhimento de materiais e conscientização dos servidores sobre práticas sustentáveis.
Esta Divisão desempenhou um papel fundamental no Projeto, sendo responsável pela articulação intersetorial, como: solicitação e revisão de publicações, produção de materiais informativos, acompanhamento da logística e avaliação dos resultados. O Projeto resultou em 8709 materiais recolhidos, sendo: 3394 de bens permanentes, 4547 de bens de consumo e 768 de equipamentos de Informática.
Linguagem Simples
O Projeto teve por objetivo tornar a linguagem do Judiciário mais acessível à população, promovendo a inclusão e facilitando o entendimento de informações jurídicas. Foi composto pelas seguintes iniciativas: “Gerador de Linguagem Simples”, “vocabulário de imagens”, “Manual da Linguagem Simples”, “Manual Prático da Linguagem Simples”, “Dicionário Jurídico” e “Tirinhas Jurídicas”.
Esta Divisão apoiou na elaboração de cronograma de atividades e no auxílio ao IdeaRio nas atividades de sua responsabilidade.