1ª Trilha da Memória
1ª Edição da Trilha da Memória: Uma Jornada pela Pequena África
Inaugurando o projeto “Trilha da Memória: Uma Jornada pela Pequena África”, a 1ª edição ocorreu no dia 25 de maio de 2024 e reuniu cerca de 80 pessoas e despertou neste Tribunal o desejo de não só conhecer a história do Rio de Janeiro, mas como refletir acerca de toda uma cultura secular envolvida muito além da memória da escravidão.
Iniciando às 9h da manhã de um sábado, os participantes tiveram como ponto de encontro a Praça Mauá. De lá, o grupo passou pela Igreja de São Francisco da Prainha, Painel Hilário Jovino, Casa da Escrevivência, Pedra do Sal, Mirante do Morro da Conceição, Cais do Valongo, Cais da Imperatriz, Docas Pedro II, Praça da Harmonia e Cemitério dos Pretos Novos (IPN).
O circuito, conduzido pela servidora do TJRJ Tatiana Lima Brandão, historiadora, turismóloga, guia de turismo e administradora, traça os caminhos históricos apresentando aos participantes alguns questionamentos e reflexões sobre os pontos visitados, partindo da realidade social e local com perguntas como: “Vocês conhecem a Pequena África? Imaginam o porquê desse nome? Vocês sabem em qual região o Tribunal de Justiça está localizado? Sabiam que o Tribunal faz parte de uma localidade de herança escravista? Quem eram os Pretos Novos? Já ouviram falar em “escravo tigre”? Quem foi Mercedes Baptista?”, dentre outras perguntas.
A 1ª edição contou com o apoio e participação do GT-MULHERES NEGRAS (TJRJ), do IPN, da OAB/RJ, da CEVENB (OAB/RJ), da EMERJ, do Fórum Permanente de Direitos e Relações Raciais (EMERJ) e da AMAERJ.
Galeria de Fotos: