Autofit Section
Trilha da Memória: Uma Jornada pela Pequena África

 

Dentro do propósito de promoção de cidadania, educação, cultura e inclusão social, o TJRJ, através dos COGENs, criaram a atividade prática “Trilha da Memória: Uma Jornada pela Pequena África”, baseada no Decreto nº 34.803 de 29 de novembro de 2011, que cria o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana.

Idealizado, inicialmente, pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) (ponto final do percurso) como “Circuito de Herança Africana”, a Trilha da Memória do TJRJ foi pensada não só como uma visitação dos pontos históricos correspondentes à política colonial escravocrata da época, mas como uma história com início, meio e fim do caminho que percorria a pessoa negra que chegava escravizada legalmente no porto do Rio de Janeiro, à época desumanizada e reconhecida como uma mercadoria.

A trilha tem o intuito de promover o resgate histórico e reflexões sobre a construção social das desigualdades raciais ao explorar as contradições entre o apagamento histórico da raça e do racismo no âmbito da atuação do Estado. Com a participação de diversas instituições tanto do Direito, quanto sociais, a atividade representa a oportunidade de lançar um olhar humanizado sobre a Justiça e os aspectos sociais seculares que permeiam a memória da diáspora africana para além da memória da escravidão.

 

Trilha da Memória - uma Jornada pela pequena África2º Trilha da Memória - uma Jornada pela pequena África3º Trilha da Memória - uma Jornada pela pequena África