Autofit Section

Orientação aos observadores

Nas sessões de mediação, as partes e advogados presentes serão comunicados sobre a presença dos observadores que poderão ser: mediadores, advogados, magistrados ou professores. A sessão de mediação possui formato diferenciado das audiências, pois não pode ser pública devido ao compromisso de confidencialidade sobre todas as informações explanadas por partes, advogados e interessados. As observações são consideradas oportunidades de aprendizado e de troca de informações e experiência entre mediadores. Para melhor aproveitamento das observações, relacionamos alguns procedimentos básicos para enriquecimento constante do observador e qualificação das ações do Programa de Estímulo à Mediação.

        - Assim como aos mediadores, cabe aos observadores atentar para a pontualidade, aos trajes e posturas adequadas e à identificação funcional (crachá, se houver) para uma sessão de mediação.
       - Iniciada a sessão, o observador poderá se retirar da sala de mediação, de preferencia entre uma sessão privada e outra, ou então solicitar sua saída, atentando para não interromper o desenvolvimento dos trabalhos.
       - Durante a sessão de mediação é solicitada aos observadores que evitem todo e qualquer movimento que possa causar interrupção dos trabalhos (solicitamos desligar celulares, evitar ruídos e movimentos bruscos).
       - Durante a sessão de mediação, os observadores devem evitar toda e qualquer comunicação com partes, advogados ou mediadores. Os observadores devem anotar as duvidas e informações que poderão ser tratadas com os mediadores ao final da sessão de mediação
          - Aos observadores, é solicitado que evitem verbal ou não verbal com outro observador. Partes e advogados podem interpretar negativamente tal ação.
           - Toda e qualquer informação das sessões de mediação são consideradas confidencias. Não há produção de provas nas sessões de mediação. Solicitamos que nenhuma informação ou comentário sobre a sessão de mediação se já repassando ou compartilhando com outras pessoas que não sejam os mediadores, orientadores ou observadores daquela sessão.
            - Por fim, a observação das mediações pode ser o momento de aprendizado de todos os presentes. Ao final da sessão, os observadores poderão apresentar sugestão aos mediadores, lembrando da utilização de comunicação neutra e imparcial