Autofit Section

06 de Outubro 2014

 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos promoverá, no dia 09 do mês de outubro do corrente ano, Agenda Concentrada de Mediação com a empresa BV Financeira, para a qual foram selecionados processos em curso nas Varas Cíveis. As Sessões de Mediação serão realizadas no CEJUSC Capital, localizado no Beco da Música, 121 Térreo - Sala T 06, Centro, Rio de Janeiro - RJ, no dia e horário discriminados na relação AQUI disponível. Qualquer dúvida, o interessado poderá fazer contato com o NUPEMEC nos telefones 3133-5571 e 3133-9698.

 

22 de Setembro 2014

 

 "O NUPEMEC, o CEJUSC Nova Iguaçu e a Comissão de Mediação da OAB/RJ convidam advogados, estagiários e demais interessados para a palestra de sensibilização quanto à prática da Mediação de Conflitos que será realizada no dia 25/09 das 11:00 às 13:00 na sala da EMERJ, localizada na Rua Dr. Mário Guimarães - 968, 4º andar - Prédio Anexo - Bairro da Luz - Nova Iguaçu."

 

 "O NUPEMEC, o CEJUSC Jacarepaguá e a Comissão de Mediação da OAB/RJ, convidam advogados, estagiários e demais interessados para a palestra de sensibilização quanto à prática da Mediação de Conflitos que será realizada no dia 26/09 das 16:00 às 18:00 no Fórum de Jacarepaguá - Rua Prof. Francisca Piragibe, 80 Térreo."

 

"O NUPEMEC, o CEJUSC Madureira e a Comissão de Mediação da OAB/RJ convidam advogados, estagiários e demais interessados para a palestra de sensibilização quanto à prática da Mediação de Conflitos que será realizada no dia 26/09 das 11:00 às 13:00 no Fórum de Madureira - Rua Ernani Cardoso 152, sala 205"

 

16 de Setembro 2014

 

"O CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA (CEJUSC) do Fórum Regional de Jacarepaguá e a COMISSÃO DE MEDIAÇÃO da OAB/RJ, convidam serventuários, advogados, estagiários, mediadores e demais interessados, para PALESTRA de Sensibilização quanto à Prática de Mediação de Conflitos, a ser realizada por essa Comissão, no dia 26/09/2014 às 16h, no Auditório do Fórum de Jacarepaguá."

 

15 de Setembro 2014

 

"O Centro Judiciário de Solução de Conflitos- CEJUSC - de Nova Friburgo, estará promovendo nos dias 18, 19 e 20 de setembro o 1º Encontro Estadual de Mediação de Conflitos no SESC Nova Friburgo. No encontro serão debatidas as novas tendências da Política Pública em Mediação Judicial e Conciliação e apresentadas as boas práticas que estão sendo implementadas no âmbito da mediação. As inscrições podem ser feitas pelo site da EMERJ."

 

13 de Agosto 2014

 

Desembargadora Jacqueline Montenegro - Presidente do NUPEMEC e a Dra. Ana Célia Montemor Soares Rios - Juíza Diretora do CEJUSC Capital - têm o prazer de convidá-los para a apresentação do - Palco Acadêmico - projeto da UERJ voltado para a difusão de informações e debates de temáticas relacionadas à família contemporânea

A apresentação com o tema -Separação conjugal e guarda de filhos - será seguida de debate com a Dra. Leila Torraca de Brito, coordenadora do projeto e Dra. Raquel Chrispino - Juíza Coordenadora do CEJUSC São João de Meriti e será realizada no dia 18/08/2014 às 15:00 horas no Auditório Desembargador José Navega Cretton, localizado no 7º andar da Lâmina I.
 É necessário confirmação de presença por meio de e-mail: nupemec@tjrj.jus.br

 

09 de Abril 2014

 

O Desembargador César Felipe Cury , representando o TJRJ , compareceu à I Conferência Nacional de Mediação de Família e Práticas Colaborativas realizada pelo Conselho Nacional de Justiça no dia 10 de dezembro, em Brasília/DF. A Conferência foi organizada pelo Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação e teve como objetivos:.

Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 9, o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Fórum de Volta Redonda, Sul do Estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Jacqueline Montenegro, da juíza-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Valéria Pachá, além de magistrados, servidores, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

Com uma equipe formada por 12 mediadores, e dirigida pelo juiz Roberto Henrique dos Reis, o Cejusc vai atender principalmente processos originários de Varas de Família, Cíveis, Juizados Especiais Cíveis e Criminais e é coordenado pela mediadora Denise Nunes Cordeiro. 

Ao criar uma central de mediações em Volta Redonda, o TJRJ segue no cumprimento de seu Plano Estratégico: estimular a mediação como instrumento de resolução de conflitos, além de ampliar sua política de atuação para o interior. O Cejusc vai atender as demandas do município de Volta Redonda e é o primeiro a ser instalado no 5º NUR.

Mediação Pré-Processual...

Encerrou-se, no último dia 15 de maio, o primeiro Curso de Mediação ministrado para Defensores Públicos, Membros da Associação Abrigo dos Marinheiros e Professores da Universidade de Barra Mansa, dando continuidade aos Acordos de Cooperação Técnica firmados pelo TJRJ para implantação do Programa de Mediação Pré-processual.
A Mediação Pré-processual possibilita a resolução de conflitos ainda pouco estruturados, valoriza a autonomia dos indivíduos e estimula o exercício da cidadania, contribuindo para difundir métodos pacíficos para a resolução de conflitos, ação estratégica de democratização e facilitação do acesso à Justiça.
Nessa primeira turma, tivemos a honra de contar com a participação da Desembargadora Eunice Ferreira Caldas, que se mostrou entusiasmada com os planos de colaborar com o programa, atuando como voluntária em nossos Centros de Mediação, atuação que, com seus valorosos conhecimentos e sério compromisso social, em muito enriquecerá o desenvolvimento da Mediação em nosso Tribunal.
Saudamos os novos mediadores, com votos de que o início da prática da Mediação, sempre guiada pelos referenciais éticos que a regulamentam, possibilite a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.  

O consagrado autor, Prof. Carlos Eduardo de Vasconcelos, autorizou a inclusão...

O consagrado autor, Prof. Carlos Eduardo de Vasconcelos, autorizou a inclusão, em nossa coletânea de textos, de seu Manual de Mediação. Trata-se de precioso material que fica disponível para a consulta dos mediadores.
 

Considerando a instalação do Centro de Mediação do Forum da Leopoldina...

Considerando a instalação do Centro de Mediação do Forum da Leopoldina, prevista para Janeiro, são convocados Mediadores , com treinamento básico e na área de Família, para lá atuarem. O Centro está magnificamente instalado no novo prédio, cujo acesso se faz em poucos minutos , pela Av. Brasil. Lá tambem funcionará um Centro de Mediação Pré-Processual, donde serem necessárias várias equipes. A inscrição deve ser feita com Cristina Prata , na Coordenação Geral, ou pelo E-Mail nupemec@tjrj.jus.br.
 

Os Exmos. Juízes diretores dos Centros de Mediação da Barra e de Jacarepaguá...

Os Exmos. Juízes diretores dos Centros de Mediação da Barra e de Jacarepaguá, Drs. Joaquim Domingues e Arthur Narciso, ampliam as atividades daqueles centros , para abranger a área Cível e a Mediação Pré-Processual e necessitam de mediadores. As inscrições podem ser feitas com Cristina Prata no E.Mail :nupemec@tjrj.jus.br, ou através de contato ,nos respectivos centros com as Coordenadoras Vanja e Marcia Grillo.
 

Foi prorrogado o prazo de recadastramento...

Foi prorrogado o prazo de recadastramento, que poderá ser feito na Sala do Nupemec, na Corregedoria de Justiça, com a Coordenadora Cristina Prata, ou pelo E-Mail nupemec@tjrj.jus.br.
É importante a definição do dia da semana de preferência do Mediador, com uma alternativa para adequação à necessidade do serviço, e bem assim do Centro para possível atuação, também com uma segunda opção.
 

Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Por solicitação do Núcleo Permanente De Métodos Consensuais De Solução De Conflitos, o Doutor Joaquim Domingos de Almeida Neto, Presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ, INFORMA a programação da próxima reunião do Fórum Permanente, a ser realizada no próximo dia 12 de dezembro de 2011, segunda-feira, das 9h30m às 13h30m, no Auditório Des. José Navega Cretton, da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça, no 7º andar da Lâmina I, convidando a todos para estarem presentes.

PROGRAMAÇÃO:

09h30m - Abertura
Tema: "Mediação Comunitária: Experiência e Possibilidades"
Doutor Joaquim Domingos de Almeida Neto
Juiz de Direito Titular do IX JECRIM e Diretor do Centro de Mediação do Fórum Regional da Barra da Tijuca

10h - Palestras
1º Palestrante
Dr. Pedro Strozemberg
Diretor do ISER - Instituto Superior de Estudos de Religião
Rio de Janeiro - RJ

2º Palestrante
Dra. Lúcia de Fátima Oliveira Cabral
Coordenadoria de Apoio às Redes Sociais - Viva Comunidade
Rio de Janeiro - RJ

3º Palestrante
Dr. Cláudio Henrique Napoleão Silva
Articulador de Apoio às Redes Sociais - Viva Comunidade
Rio de Janeiro - RJ

4º Palestrante
Sr. Ubirajara Santos
Mediador Comunitário
Rio de Janeiro - RJ

5º Palestrante
Dra. Natalete Oliveira da Silva
Supervisora dos Escritórios Populares de Mediação e Orientação sobre Direitos Humanos do JUSPOPULI
Salvador - Bahia
6º Palestrante
Dra. Ariane Gontijo
Diretora do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos
Belo Horizonte - Minas Gerais

11h30m - Debates

12h30m - Encerramento
Tema: "A atualidade e a Mediação"
Des. Marilene Mello Alves - Desembargadora do TJ/RJ
Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos
Diretora do Programa de Mediação do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
 

Painel de Formação Continuada dos Mediadores do Centro de Mediação do Fórum da Capital

Dando continuidade a programação do "Painel de Formação Continuada dos Mediadores do Centro de Mediação do Fórum da Capital", convidamos os colegas mediadores a participar da 11ª atividade proposta, cujo tema é "Ética e Mediação", a ser apresentado pela palestrante Tânia Almeida.

Data: 02 de dezembro de 2011, sexta-feira
Horário: 9:30 às 12:00 horas
Local: Auditório da Corregedoria Geral de Justiça, 7º andar, lâmina I.

Contamos com a presença de todos e solicitamos confirmação, através do email abaixo.
Lembramos que o material dos painéis anteriores encontram-se disponíveis na secretaria do Centro de Mediação.

Coordenadora do Centro de Medição da Capital
 

Painel de Formação Continuada dos Mediadores do Centro de Mediação do Fórum da Capital

Dando continuidade a programação do "Painel de Formação Continuada dos Mediadores do Centro de Mediação do Fórum da Capital", convidamos os colegas mediadores a participar da 10ª atividade proposta, cujo tema é "Estruturação do Trabalho do Mediador", a ser apresentado pela palestrante Célia Passos.


Data: 11 de novembro de 2011, sexta-feira
Horário: 9:30 às 12:00 horas
Local: Auditório da Corregedoria Geral de Justiça, 7º andar, lâmina I.


Contamos com a presença de todos e solicitamos confirmação, através do email abaixo.
Lembramos que o material dos painéis anteriores encontram-se disponíveis na secretaria do Centro de Mediação.

Coordenadora do Centro de Medição da Capital
 

Tendo em vista a implantação do Programa de Mediação Pré-Processual...

Tendo em vista a implantação do Programa de Mediação Pré-Processual no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, estão abertas inscrições para mediar no projeto piloto, a ser desenvolvido nos seguintes Centros de Mediação: Niterói, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Maiores informações no GABPRES/DEACO, pelo telefone 3133.2797, falar com Margareth Moraes Pinheiro.
 

No último dia 30 de setembro...

No último dia 30 de setembro de 2011, foi realizada a primeira sessão de mediação no Centro de Cidadania do Complexo do Alemão. Aos mediadores interessados em participar deste projeto, as inscrições estão abertas. Maiores informações no GABPRES/DEACO, pelo telefone 3133.2797, falar com Margareth Moraes Pinheiro.
 

Avisamos aos Mediadores...

Estão disponíveis para consulta dois novos textos na Coletânea. Um é o primeiro de uma série que o Prof. Marcelo Girade está elaborando e que traz valiosas considerações sobre a Mediação. O outro texto, da autoria do Juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto, é leitura obrigatória, especialmente para os que querem se atualizar sobre a Mediação nos JECrim's tema de que o Magistrado trata com profundidade e grande conhecimento de causa. Agradecemos penhoradamente aos dois eminentes professores pela preciosa colaboração e comunicamos que o espaço está aberto para a divulgação de novos trabalhos