Maio Laranja: evento debaterá violência sexual contra crianças e adolescentes - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Maio Laranja: evento debaterá violência sexual contra crianças e adolescentes
Maio Laranja: evento debaterá violência sexual contra crianças e adolescentes
“Informar, cuidar e combater a violência sexual contra a criança e o adolescente” será o tema da roda de conversa referente à campanha Maio Laranja. O encontro visa divulgar informações sobre prevenção e atendimento por meio da vivência de profissionais da linha de frente da Segurança Pública, Saúde e Justiça, abrindo espaço para reflexão, debate e conscientização.
Organizado pelo Núcleo de Estudo e Aperfeiçoamento Interdisciplinar (NUEAPI), em parceria com o Serviço de Apoio ao Depoimento Especial (SEADE), o evento de modalidade híbrida tem o apoio do Museu da Justiça.
O encontro presencial será na sala multiuso do Museu da Justiça, na Rua Dom Manuel, nº 29, no dia 25 de abril, sexta-feira, das 14 às 17h, e tem como público alvo, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), além do público externo.
Estarão na mesa de abertura, o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Sandro Pitthan Espíndola; a diretora da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), Sandra Pinto Levy; e a chefe do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (NUDECA), Katia Britto de Athayde.
As palestras serão ministradas pelo delegado da Polícia Civil, Gilbert Stivanello; pelas psicólogas Maria Amaral de Souza e Ana Gabrielle de Souza Silva; pelas assistentes sociais Camile Faustino da Costa e Gabryella Luna do Bonfim; e pela enfermeira Mariana Machado Mattos Lima.
A atividade conta como reconhecimento prévio pela Escola de Administração Judiciária (Esaj) para cômputo de horas de capacitação.
Para participar virtualmente, basta acessar o link de acesso remoto.
Maio Laranja
O Maio Laranja é uma campanha de conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, oficializada a partir de 2022 com a Lei nº 14.432/2022.
O combate a esse crime em nosso país se fortaleceu na virada do século com a Lei nº 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de um crime sexual em maio de 1973, aos 8 anos de idade.
DM/ASCOM