Autofit Section
Integrante da quadrilha envolvida na morte da proprietária do restaurante Guimas é condenado a 33 anos de prisão
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/06/2022 21:58

A juíza Paula Fernandes Machado, da 5ª Vara Criminal da Capital, condenou o réu Wendel dos Santos Gomes a 33 anos, sete meses e 16 dias de reclusão em regime fechado pela participação na morte da empresária Maria Cristina Bittencourt Mascarenhas, proprietária do restaurante Guimas, vítima de crime de latrocínio ocorrido no dia 17 de junho de 2014, na Praça Santos Dumont, na Gávea. 

Maria Cristina foi vítima do crime conhecido como “saidinha de banco”, após efetuar retirada de R$ 12 mil de uma agência do Banco Bradesco, no início da tarde, na Praça Santos Dumont, Gávea. Ao lado de cinco comparsas, Wendel participou do crime, sendo o responsável pela direção do veículo utilizado para dar cobertura e fuga aos parceiros, além de, segundo as investigações, ser apontado como o mentor intelectual do grupo criminoso e de fornecer a arma de fogo utilizada na ação criminosa. 

“Presente o concurso material de crimes (latrocínio, associação criminosa armada e corrupção de menores), nos termos do art. 69 do CP, as penas devem ser somadas, totalizando 33 anos, sete meses e 16 dias de reclusão e pagamento de 360 dias multa no valor unitário mínimo legal, consistindo esta a resposta penal definitiva para o reú Wendel.”, destacou a juíza na decisão.

A magistrada frisou que Wendel não faz jus à substituição da pena privativa de liberdade, devendo ser mantida sua prisão para a garantia da ordem pública, considerando a gravidade em concreto dos crimes cometidos. 

“Assim sendo, nego ao acusado o direito de recorrer em liberdade, eis que esteve foragido durante vários anos, o que gerou o desmembramento do processo principal, sendo preso apenas em 2021, permanecendo presentes  os requisitos ensejadores da sua constrição pessoal cautelar, em especial o perigo à ordem publica e à aplicação da lei penal, restando comprovadas a autoria e a materialidade delitivas.”   

Outros condenados 

Quatro outros integrantes da quadrilha que participaram do crime foram julgados e condenados no dia 16 de maio de 2016. Jardel Wanderson de Oliveira Vilas Boas, autor do disparo de arma de fogo que provocou a morte de Maria Cristina, foi condenado a 34 anos e quatro meses de reclusão. Vitor Brunizio Teixeira e Klaus Kischkel Júnior foram condenados a 30 anos e oito meses de reclusão. E Marcos Vinícius do Nascimento Bomfim recebeu a pena de 29 anos  e oito meses de reclusão. Todos em regime fechado. O sexto integrante do grupo, não foi julgado pela Vara Criminal, pois, na época, era adolescente infrator. 

Processo nº 0515137-69.2014.8.19.0001  
Processo nº: 0235280-55.2014.8.19.0001 
JM/FS