Autofit Section
Associação Nacional de Desembargadores homenageia personalidades com entrega de medalha
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/06/2022 21:11

​​Presidente do TJ, des. Henrique Figueira, recebe a medalha do presidente da Andes, des. Marcelo Buhatem

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi agraciado com a medalha da Associação Nacional de Desembargadores (Andes) em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (6/06). Além do magistrado, outras nove autoridades e personalidades receberam a comenda.  

Foram homenageados os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro e Reynaldo Soares da Fonseca; o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ no biênio 2015/2016; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento; a conselheira do TCE-RJ Marianna Montebello Willeman; o reitor da UNIG Marcelo Gomes da Rosa; e o advogado Augusto Haddock Lobo. Além destes, foram agraciados, como homenagem póstuma, o desembargador do TJRJ, Antônio Jayme Boente e o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Stanley Braga.  

Da esquerda para direita: o ministro Reynaldo Soares, o ministro Moura Ribeiro, o presidente do TJ, des. Henrique Figueira e o presidente da Andes, des. Marcelo Buhatem

 

Durante solenidade, o presidente da Andes, desembargador Marcelo Buhatem, enalteceu o valor da amizade e da união.  

“O que está por trás dessa comenda é a amizade. Temos amizade para lembrar dessas pessoas e para reconhecer a relevância do trabalho desenvolvido por elas”, disse.  

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, agradeceu a homenagem.  

 “Quero manifestar a minha honra em receber essa condecoração, criada por um organismo que luta bravamente pelos direitos dos magistrados”, declarou o presidente do TJRJ.  

Já o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro, fez o discurso representando todos os agraciados. Em sua fala, ele reforçou as palavras do presidente da Andes, destacando a união entre os magistrados.  

“A carreira nos une; ela é nosso ponto de equilíbrio, o nosso prazer em trabalhar por ela e pelo jurisdicionado”.  

A Medalha Andes foi aprovada através da Resolução 1/2021, e condecora poderes, instituições e pessoas que tenham prestado, direta ou indiretamente, relevantes serviços à instituição, ou se destacado com bravura e honradez, em seu mister.  

Compuseram a mesa da cerimônia, o presidente da Andes, desembargador Marcelo Buhatem, o presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, os ministros do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro e Reynaldo Soares da Fonseca, o presidente do TJRJ no biênio 2005/2006, desembargador Sérgio Cavalieri, o presidente do TJRJ no biênio 2009/2010, Luiz Zveiter. Estavam no evento o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Rodrigues Cardozo, o 2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Basílio, entre outras autoridades.  

Revista Andes 

Após a solenidade, foi lançada a primeira edição da Revista Andes no Foyer do 10º andar do Fórum Central.  

“Essa publicação veio para unir os tribunais brasileiros. Toda e qualquer ideia jurídica pode e deve estar aqui. Cada tribunal terá um espaço para falar sobre seus projetos e iniciativas", finalizou.