Autofit Section
Caso Henry Borel: peritos são ouvidos em audiência no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/06/2022 17:32

Durante cerca de três horas, o perito legista do Instituto Médico Legal Leonardo Huber Tauil respondeu às perguntas dos advogados de defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, que, juntamente com Monique Medeiros, é acusado da morte do menino Henry Borel, de quatro anos, em março de 2021. 

                          Perito do IML, Leonardo Tauil falou por cerca de três horas durante audiência realizada nessa quarta, 1º/06

 

Realizada nesta quarta-feira (1º/6) no plenário do II Tribunal do Júri e presidida pela juíza Elizabeth Machado Louro,  a audiência de instrução e julgamento  teve a participação, além do perito, do assistente técnico Sami El Jundi, contratado pelos advogados do ex-vereador. 

Apenas o acusado Dr. Jairinho acompanhou a sessão, de modo virtual, numa sala do Complexo Penitenciário de Gericinó.  

A alegação para a realização da audiência, a pedido da defesa do Dr. Jairinho, foi o de questionar o laudo de necropsia do menino, que morreu no Hospital Barra D’Or, para onde foi levado por sua mãe, Monique, e o ex-vereador, com um quadro de parada respiratória. Segundo os defensores, buscava-se firmar um contraditório no laudo pericial e nos seus complementos na investigação judicial. 

Médico desde 1999, com especialidade em cirurgia geral e coloproctologista, além de ser pai de quatro filhos, o perito Leonardo Tauil disse ser incomum o caso de morte de uma criança por lesão violenta. Ele confirmou que a conclusão do exame de necropsia foi de laceração hepática por ação contundente e hemorragia interna. O legista identificou acúmulo de sangue na cavidade abdominal da criança. 

Inicialmente, o legista alegou que, passado mais de um ano, não tinha como se recordar de cada detalhe do laudo e foi preciso consultar cópias do documento anexado aos autos. Os defensores do Dr. Jairinho queriam saber a origem das fotografias do cadáver do menino, após a realização da autópsia. O legista admitiu não ter sido o autor das fotos, mas que as utilizou para o esclarecimento de dúvidas apresentadas pela autoridade policial ao laudo inicial. 

Para o legista, o foco do exame de necropsia é apontar a causa da morte do indivíduo e, na maioria das vezes, as descrições de pequenas lesões passam a ser genéricas no relatório. Os advogados apresentaram um exame de Raio -X do menino, que foi feito no Barra D’Or. Eles indagaram  sobre possíveis revelações que pudessem ser identificadas no exame. Leonardo Tauil respondeu que não tinha conhecimento técnico suficiente para responder às perguntas.   

A defesa de Monique Medeiros também teve a oportunidade de questionar o legista, mas se limitou a pedir que ele confirmasse a causa da morte e o horário, já apontados no laudo.  

Sami El Jundi, assistente técnico contratado pela defesa do ex-vereador, é médico, perito criminal e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o seu depoimento, ele fez uma análise sobre a necropsia realizada no corpo de Henry. 
 “O laudo da necropsia deve descrever o que o perito encontrou, o que ele não encontrou e quais procedimentos realizou. O que mais me chama atenção é a pobreza de elementos descritivos nesse laudo. Ele foi produzido em 44 minutos. Uma necropsia completa e bem-feita dura em torno de 1h30, 2h”, disse. 

Contratado pela defesa de Dr. Jairinho, Sami El Jundi acredita que o perito oficial completou as informações do laudo original a partir de fotografias


Ele considera que o perito oficial, posteriormente, complementou informações do laudo a partir de fotografias.

“Há uma discrepância entre o que ele colocou no primeiro laudo, quando examinou o corpo, e o que ele acrescentou dias depois. Há uma série de lesões que não estavam descritas no laudo original. A impressão que tenho é que ele fez uma perícia indireta, através de fotografias do corpo”. 

Para Sami El Judi, parte das 23 lesões apresentadas no corpo de Henry foram provocadas durante as manobras de ressuscitação no hospital Barra D’Or.

PC / MG / MB / FS

Fotos: Brunno Dantas

              Felipe Cavalcanti

Veja mais fotos: https://www.flickr.com/photos/pjerjoficial/albums/72177720299446541