Autofit Section
Projeto Jovem Aprendiz: Judiciário propõe parceria ao setor de Turismo
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/05/2022 18:36

Foto posada no gabinete do presidente do TJRJ. Da esquerda para direita: Sávio Neves, Denise Nicoll, Henrique Carlos de Andrade Figueira e Alexandre Teixeira                 Da esquerda para direita: secretário de Turismo, Sávio Neves;  desembargadora Denise Nicoll; presidente do TJRJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira; e juiz Alexandre Teixeira                            

 

Uma parceria em que todos ganham, especialmente os jovens. O Judiciário fluminense apresentou, nesta terça-feira (3/5), proposta de parceria ao secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, para a criação, no setor,  de oportunidades de trabalho e de um futuro profissionalizante a jovens aprendizes.  A ideia é também abrir postos para esses jovens em outros setores da economia do Rio, como estabelecimentos comerciais e redes de supermercados.

A proposta foi apresentada em reunião que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, da desembargadora Denise Nicoll, do desembargador Joaquim Domingos e do juiz auxiliar da Presidência Alexandre Teixeira. 

E a iniciativa do TJRJ exposta ao secretário de Turismo considera, para a parceria, os atrativos naturais e pontos turísticos do estado como forma de criar oportunidades de trabalho e de um futuro profissionalizante a jovens aprendizes. Assim, podem ser abertos postos em áreas e empreendimentos como o Bioparque (antigo jardim zoológico) e o novo Parque dos Dinossauros, que ainda será inaugurado em Miguel Pereira, por exemplo.

“O link desta união, desta parceria que nós temos, é o projeto Jovem Aprendiz, que dá apoio e trabalho aos adolescentes. É o mesmo projeto em que nós tivemos a maior absorção de mão de obra infanto-juvenil com a Comlurb. O objetivo é levar esses jovens para o setor de turismo, que é a grande marca do Rio de Janeiro, do nosso estado. E agora nós estamos para inaugurar em Miguel Pereira o Parque dos Dinossauros, vamos conversar com o prefeito para levar essa mão de obra para lá. Vamos conversar com o setor hoteleiro, com toda a área que envolve turismo para desenvolver as potencialidades dos nossos jovens”, afirmou o presidente do TJ. 

O secretário Sávio Neves aprovou a ideia e destacou que o setor de turismo já começa a dar sinais de recuperação no Rio, o que é um bom sinal para a abertura de postos aos aprendizes.

“Acho espetacular essa ideia de ajudar também a sociedade com a absorção destes adolescentes, principalmente no nosso setor de turismo, que é a verdadeira vocação do estado e que, agora, neste período pós-pandemia começa a se reabilitar e abrir espaço para absorver esses jovens aprendizes. Então, vejo com muitos bons olhos, acho que é uma parceria ganha-ganha, em que todos vão ganhar, principalmente a sociedade. É despertar essa possibilidade de, no futuro, eles se tornarem profissionais do setor de turismo, que é uma vocação econômica do estado do Rio de Janeiro, da capital e de outras cidades também que têm o turismo como sua força de desenvolvimento econômico”, disse Sávio Neves. 

A desembargadora Denise Nicoll, ressaltou que dar chance de trabalho e aprendizado profissional aos jovens é abrir perspectivas para o futuro de todos.

“Acho um projeto muito bom, excelente. Aqui no Tribunal temos uma comissão que trata justamente desta parte do jovem aprendiz, então, este convênio com a Secretaria de Turismo vai abrir um leque muito grande de oportunidades para estes jovens. A intenção é trazer para eles uma nova perspectiva de vida e oportunidade. Os jovens aprendizes estão sendo formados para entrar no mercado de trabalho, o que é muito importante, esse é o objetivo principal”, ressaltou a desembargador Denise Nicoll.   

 

SF/FB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ