Autofit Section
Estudantes acompanham cotidiano do Tribunal de Justiça em visita ao Fórum Central
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/04/2022 17:28

                                           Alunos da Escola Liessin acompanharam a sessão da 7ª Câmara Cível nesta quarta, 27


Com 35 processos e 13 estudantes. Assim começou a sessão da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta quarta-feira (27/4). Os adolescentes são do 3º ano do Ensino Médio da Escola Liessin e visitaram o Fórum Central como uma iniciativa de apoio vocacional. Os visitantes puderam presenciar a primeira sessão híbrida da 7ª Câmara Cível, que intercalou audiências presenciais e virtuais ao longo da pandemia. 

O presidente da 7ª Câmara, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca, os recebeu destacando que ali os alunos poderiam ter um exemplo do que é o Estado Democrático Direito, presenciando debates entre os magistrados com respeito à Constituição e aos votos dos colegas. 

"É muito legal, muito prazeroso poder mostrar a vocês um pouco do Poder Judiciário. Quem sabe daqui a 20 anos não são vocês sentados aqui durante uma sessão, caso optem por seguir essa carreira?", disse o magistrado aos alunos.

O desembargador Luciano Rinaldi contou aos estudantes um pouco da liturgia e do regimento do TJRJ. Ele lembrou que, com exceções, os julgamentos no Brasil são públicos e, por isso, eles poderiam acompanhar os debates, o que não seria possível nas cortes de alguns países. O magistrado apresentou aos alunos um dos casos do qual era relator. Tratava-se de um agravo de instrumento no qual eram partes a Cedae e a Suall Indústria e Comércio LTDA., e ele explicou a origem do processo e quais as questões e argumentos que os desembargadores deveriam analisar. 

"Esse é um momento decisivo nas nossas vidas, pois temos de decidir tão jovens o que faremos na vida. Não é fácil achar a sua vocação, mas visitas como a de hoje, vendo como funciona na prática a Justiça, são de grande valor para ajudar a escolher qual carreira seguir. A gente gosta de receber visitas aqui e compartilhar um pouco do conhecimento", afirmou. 

Ao dar as boas-vindas, o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira disse aos jovens que é preciso ter a consciência de que a profissão lida com a vida e com a honra das pessoas. E que os códigos e rituais, inclusive os de vestimenta, são uma demonstração de respeito entre os magistrados, as partes envolvidas no processo e o público. 

É a primeira vez que alunos do 3º ano da Liessin interessados no curso de Direito visitam o Tribunal de Justiça do Rio. Vice-presidente da escola, o advogado Ronaldo Redenschi agradeceu aos magistrados pela recepção e disse que a 7ª Câmara Cível é reconhecida como uma das mais técnicas, qualificadas e acolhedoras do Judiciário fluminense. 

"Nosso intuito é dar um apoio vocacional aos alunos, auxiliá-los para que possam ter mais ideias na hora de escolher qual curso fazer. Acompanhar uma sessão de segunda instância, presenciando os debates, vendo os argumentos, é uma maneira de ajudarmos os estudantes que têm interesse pelo Direito a conhecerem o cotidiano da Justiça, para que lá na frente eles possam escolher ou não esse caminho", explicou. 

JGP/MB

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ