Autofit Section
Feminicídio no Jacarezinho: homem é condenado a 40 anos e seis meses de reclusão pela morte da ex-namorada em frente aos filhos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/03/2022 15:47

Na terça-feira (22/3), o Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri do Rio, presidido pela juíza Raphaela de Almeida Silva, condenou Rafael Lopes de Jesus a 40 anos e seis meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela morte da ex-namorada Cristiane Ferreira da Silva. Em novembro de 2018, o homem entrou na casa da ex-companheira, na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, e disparou um tiro de fuzil no seu rosto, enquanto ela segurava o filho de um ano no colo.  Os outros dois filhos de Cristiane, de quatro e oito anos, também presenciaram o crime. Rafael e a vítima namoraram por cinco meses.  

Os jurados, por maioria dos votos, reconheceram que o crime foi praticado por motivo fútil, já que o denunciado e a vítima mantiveram relação amorosa e o mesmo não aceitava o término da relação, e que Rafael utilizou recurso que impossibilitou a defesa da vítima, sendo alvejada por disparo de fogo no rosto. O Conselho de Sentença também concordou que o crime foi perpetrado contra a vítima por razões de sua condição de sexo feminino, em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher, e que o delito foi praticado na presença dos filhos da vítima.

Na sentença, a magistrada destacou que a culpabilidade do acusado é reprovável e que o crime praticado é de extremamente bárbaro e que causa verdadeira repulsa. 

“O réu agiu com extrema violência e covardia, o que pode ser evidenciado pelo laudo de necropsia que identificou uma “destruição total do crânio” da vítima, isso porque o réu disparou com um fuzil a curta distância contra a cabeça da ex-namorada. Além disso, a personalidade do acusado revela extrema frieza e agressividade, sendo certo que as testemunhas relataram atos de violência anterior, em que a vítima apresentava diversos hematomas”, escreveu a magistrada. 

Processo: 0283246-72.2018.8.19.0001 
 
IA/FS