Autofit Section
TJRJ promove live em comemoração ao Dia Mundial da Água
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/03/2022 10:00

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai promover uma palestra on-line, pela plataforma Teams, no dia 16 de março, às 15h, com o tema “Dia Mundial da Água – A Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”.  

A palestra será conduzida pela vice-presidente do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e membro da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (COSUS), juíza Admara Falante Scheneider, e contará com a participação da Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Ana Larronda Asti. O objetivo do encontro virtual é apresentar as iniciativas do TJRJ tema para a preservação do recurso natural.  

“Durante a live vou falar da importância de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso racional da água. Em seguida, farei um panorama sobre a situação atual, destacando as características assumidas pelos entes da administração pública como parte integrante do sistema produtivo e de prestação de serviços, e a necessidade de se atentar para os princípios da conservação ambiental. Em seguida, mostrarei a política do TJRJ com exemplos positivos para incentivar que as pessoas cumpram o uso da água com comedimento, economia e reutilização para contribuir e reduzir o consumo excessivo e desmedido dos recursos naturais”, destacou a magistrada.  

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Ele foi estabelecido em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Água, com medidas e sugestões aos governantes e líderes mundiais sobre o tema.   

“É uma efetiva contribuição para a sustentabilidade do planeta, observando regras internacionais, caso da Agenda 2030 da ONU, da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Nacional de Justiça”, acrescentou a juíza.    

Desde 2015, o TJRJ colocou em prática o Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) para a adoção de práticas de gestão que levem em conta a preservação dos recursos naturais e a economia desses recursos no Poder Judiciário. Em relação à água, no ano passado, foram realizadas campanhas de conscientização para evitar o desperdício. Além disso, a área técnica procede com regularidade a análise do consumo de todas as unidades do TJRJ e realiza vistorias para identificação de eventuais vazamentos.  

A vigilância e o trabalhão são contínuos, como demonstram as ações abaixo: 

- diagnósticos dos prédios com maior impacto no consumo;  

- identificação dos prédios sem medidores;  

- instalação de hidrômetro onde a medição era realizada por estimativa;  

- avaliação e reparo das instalações hidráulicas;  

- instalação de torneiras com temporizador;  

- realização de vistorias diárias com troca e reparo em torneiras e válvulas de descarga;  

- implantação da lavagem a seco pelo Departamento de Transporte.  

Os resultados indicam a eficiência do PLS-PJ. A meta para 2021 era reduzir em 5% o consumo de água em relação ao ano de 2019 – os índices mostram que o objetivo não só foi alcançado como superado, já que a redução constatada foi de 9%.  

SV/FS