Autofit Section
Desembargador Alexandre Câmara é eleito vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/02/2022 10:41

                                                              Desembargador desde 2008 e autor de 17 livros, Alexandre Câmara é eleito vice-presidente do IBDP

 

O desembargador Alexandre Freitas Câmara foi eleito vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual. A assembleia para a eleição da gestão 2022/2024 foi realizada na noite de quarta-feira (23/2), em cerimônia on-line. Na ocasião, o professor Cassio Scarpinella Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi escolhido para presidir o IBDP no biênio.  

Alexandre Câmara é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 2008. Membro da 2ª Câmara Cível, o magistrado é doutor em Direito pela PUC-MG, coordenador de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Além disso, é autor de 17 livros de Direito Processual Civil, sendo o mais recente lançado há duas semanas: Manual de Direito Processual Civil.  

“Sou o primeiro carioca eleito na vice-presidência do IBDP, instituição que integra quase 900 processualistas e que tem importante atuação nos tribunais, além do forte desempenho na área científica, estimulando novos juristas. O instituto também mantém diálogo constante com a comunidade de processualistas do mundo inteiro”, disse o desembargador.

O Instituto Brasileiro de Direito Processual foi fundado em agosto de 1958, em Porto Alegre, por uma plêiade de processualistas. Atualmente, sua sede fica em São Paulo.  
 
IA/FS

Créditos: Felipe Cavalcanti/TJRJ