Autofit Section
Volta Redonda recebe exposição ‘Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro’
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/02/2022 22:33

O presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira segundo à esquerda), prestigiou a abertura da exposição em Volta Redonda

 

Após uma temporada de sucesso no Museu da Justiça do Rio, a exposição “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” fez a sua estreia nesta quinta-feira (17/2) na Biblioteca Municipal Raul de Leone, em Volta Redonda. Em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Cultura, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 18 de março.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, prestigiou a abertura e falou sobre importância do tema retratado na exposição.

“Hoje é um dia muito especial. O Tribunal, junto com a prefeitura de Volta Redonda, está promovendo informação e cultura. A exposição conta a história do Brasil e serve de lição para que possamos entender o que aconteceu no passado e, assim, aprendermos com o que acorreu. Em tempos de pandemia, é fundamental a transmissão de informações corretas. E é isso que a exposição traz ao público”, destacou o presidente, que contou que o caminho natural, a partir de agora, é a exposição rodar por todo o estado.

A abertura da exposição contou com a participação da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Eunice Bitencourt Haddad,; o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson José de Faria Souza, entre outras autoridades.

Mostra

A mostra rememora as principais epidemias que atingiram a Cidade do Rio de Janeiro ao longo de sua história até os dias atuais e propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes públicos, da sociedade e do Poder Judiciário no enfrentamento destes males.

Imagens, notícias, canções e processos judiciais conduzem o visitante por épocas passadas e ajudam a compreender o atual momento em que a humanidade luta contra a pandemia da Covid-19 em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça do Rio de Janeiro.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, disse que a cidade está sendo presenteada com a exposição e que os alunos das escolas municipais serão os maiores beneficiados.

“As crianças e os adolescentes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada por toda a exposição, entender de forma interativa, através dos QRs Codes, a história das pandemias e epidemias”, explicou o prefeito.

Presidente do TJ anuncia construção de NAI em Volta Redonda

Além da exposição, Volta Redonda também ganhará um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) voltado para adolescentes infratores. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio.

“No NAI, os jovens receberão auxílio de vários órgãos, assim como serão acolhidos por assistentes sociais e psicólogas. Além disso, terão a oportunidade de passar por uma capacitação profissionalizante e, assim, abrir caminho para um futuro promissor” revelou.


Serviço

Evento: Exposição e mostra de documentos judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”.
Data: De 17 de fevereiro a 18 de março
Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Local: Biblioteca Municipal Raul de Leoni, 1º piso do Memorial Getúlio Vargas, Praça Rotary, Vila Santa Cecília.
 

Foto: Felipe Cavalcanti/ TJRJ
IA/FS