Autofit Section
Chuvas em Petrópolis: presos transformam roupas piratas para doar a afetados pela tragédia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/02/2022 19:35

 

Solidariedade: detentas trabalham para transformar roupas piratas em doações para famílias de Petrópolis                         Solidariedade: detentas trabalham para transformar roupas piratas em doações para famílias de Petrópolis

Dezenas de mortos e desaparecidos, inúmeras famílias desabrigadas. As fortes chuvas em Petrópolis, na Região Serrana do estado, deixaram um lastro de lama, destruição e tristeza, mas despertaram, em consequência, uma rede de solidariedade. Presos do Complexo Gericinó, na Zona Oeste do Rio, se dedicam para transformar roupas piratas em doação aos desabrigados da enchente. O material, cerca de 90 toneladas de calças, camisas e calçados, foi apreendido pela Operação Foco e estocado na Cidade da Polícia.   

A iniciativa é uma parceria entre a Vara de Execuções Penais (VEP) da Capital, as secretarias de Estado de Administração Penitenciária, de Polícia Civil e de Desenvolvimento Social e o RioSolidário. Cerca de dez a vinte detentos trabalham no processo de descaracterização das roupas, que terão as etiquetas arrancadas e as marcas extraídas. A previsão é que a primeira remessa da doação siga para a Cidade Imperial no sábado, 19/2.  

“Espera-se que essa iniciativa seja mais uma força na rede de solidariedade que se forma em prol das vítimas das chuvas de Petrópolis. É preciso unir todos os esforços disponíveis visando minimizar a dor e o sofrimento daqueles que foram atingidos nessa tragédia”, destaca o juiz Bruno Rulière, da Vara de Execuções Penais. 

   Presos carregam caminhão na Cidade da Polícia: material será transformado e doado para famílias vítimas da enchente

                              Presos carregam caminhão na Cidade da Polícia: material será transformado e doado para famílias vítimas da enchente

A catalogação do material e o carregamento das peças em caminhão foram feitos por uma equipe de dez detentos, no galpão da Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), na Cidade da Polícia, às 9h desta quinta-feira, 17/2. Todo o material foi levado para as penitenciárias Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira.  

“A ação revela que garantir o acesso ao trabalho às pessoas privadas de liberdade é uma medida que, além de ser essencial para atingir os fins ressocializadores da pena, pode servir em benefício direto da sociedade”, finaliza o magistrado.  

Fotos: Francisco Junior/ Ascom Seap

MG/FS