Autofit Section
TJRJ, Amaerj, Abaterj e Emerj lançam a campanha ‘SOS Petrópolis’
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/02/2022 16:45
CNJ, AMB e Observatório se juntam à mobilização

A cidade de Petrópolis sofre desde terça-feira (15) com os impactos da tragédia causada pelas tempestades na Região Serrana.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a Associação dos Magistrados do Estado (Amaerj), a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal (Abaterj), a Escola da Magistratura do Estado (Emerj), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Observatório de Direitos Humanos lançaram campanha para arrecadar mantimentos.

Em menos de seis horas, o acumulado de chuvas em Petrópolis superou a média histórica de todo o mês de fevereiro. A tempestade provocou alagamentos e deslizamentos de terra, com destruição de casas, feridos e vítimas fatais. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública.

A ação “SOS Petrópolis” receberá doações de água mineral, alimentos não perecíveis (preferencialmente aqueles que não precisem de cozimento), produtos de higiene, colchonetes e cobertores. Os donativos devem ser entregues no Fórum Central (portarias das Lâminas III, IV e V), Museu da Justiça, Centro Administrativo e do interior do Estado e nas sedes da Abaterj (Rua Dom Manuel, nº 29, sala 115, Centro do Rio de Janeiro) e da Emerj (Rua Dom Manuel, 25, Centro).

Doações em dinheiro serão aceitas pelo PIX da Amaerj (CNPJ: 40.422.305/0001-06) e pelas contas da Associação:
Itaú – Agência 6002 | Conta corrente 07264-0

Bradesco – Agência 6246 | Conta corrente 3030-9

Mutirão

Os magistrados de Petrópolis estão trabalhando de forma coordenada para agilizar e organizar os documentos necessários à identificação e liberação de corpos no Instituto Médico Legal (IML).

O IML da cidade fica na Rua Vigário Corrêa, próximo ao Hospital Alcides Carneiro, no bairro de Corrêas, nº 1361-1351. O acesso à área não foi atingido por deslizamentos e está livre. O telefone de contato do IML é (24) 2221-6892.

Por causa dos danos causados à infraestrutura da cidade, os fóruns de Petrópolis não funcionam nesta quarta-feira (16). Os prazos processuais foram suspensos.