Autofit Section
Justiça determina transferência para presídio federal dos milicianos Toni Ângelo e “Pulgão”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/02/2022 08:57

O juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais (VEP), determinou a remoção para um presídio federal, inicialmente pelo prazo de três anos, de Toni Ângelo Souza de Aguiar, o ”Erótico”, e de Rafael Luiz Souza, o “Pulgão”, acusados da liderança de grupos de milicianos com atuação nos bairros da Zona Oeste, Nova Iguaçu, Seropédica e Itaguaí. Ambos estão presos no Complexo de Bangu, onde aguardarão a remoção para uma unidade prisional federal a ser indicada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).  

De acordo com manifestação apresentada pelo Ministério Público, apesar de estarem presos, os criminosos têm acesso a telefones celulares e continuam dando ordens, arregimentando armas e homens para os grupos de milícias. Na decisão para a transferência, o juiz Marcello Rubioli destaca relatório elaborado pela polícia civil, que demonstra a preocupação com a influência desses milicianos nas próximas eleições de outubro.  

“O argumento trazido pela Secretaria de Polícia Civil, quanto a capacidade dessas lideranças em interferir no sufrágio eleitoral, não deve ser ignorado, dado todo o histórico dos últimos 20 anos, em que tais milícias ganharam representatividade no parlamento municipal, estadual e federal, culminando, inclusive, com a prisão de políticos e agentes públicos envolvidos com esses grupos paramilitares”, afirma o juiz no encaminhamento da remoção dos prisioneiros. 

Sócios no crime 

Na denúncia contra a atuação de Toni Ângelo e “Pulgão”, consta que a morte de Wellington da Silva Braga, o “Ecko”, em 2021, acirrou a disputa pelos territórios dominados pelo grupo denominado “Bonde do Ecko”. Na ascensão da chefia do grupo, o lugar de “Ecko” foi ocupado por Luiz Antonio da Silva Braga, o “Zinho”.  

Toni Ângelo travava uma guerra contra “Ecko”, por acusá-lo de ser o mandante da morte do seu irmão Thiago Souza Aguiar, em 2021, em Belford Roxo. O miliciano buscou uma aliança com Danilo Dias de Lima, o “Tandera”, outra liderança do crime organizado na região oeste, e “Pulgão”, para juntos controlarem os territórios dominados por “Ecko” e, com a sua morte, a guerra passou a ser direcionada contra “Zinho”.  

PC/MB