Autofit Section
Homenagens ao desembargador Sylvio Capanema na 6ª Câmara Cível e em Petrópolis
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/06/2020 17:57

Um homem brilhante, incrível e um excelente professor. Assim foi lembrado o desembargador Sylvio Capanema no início da sessão realizada por meio digital pela 6ª Câmara Cível nesta quinta-feira (25/6). O magistrado morreu no sábado, dia 20, aos 82 anos.

A desembargadora Teresa de Andrade lembrou que ele tinha muita paciência para ensinar.

- Se estou aqui, tenho muito a dever ao desembargador Sylvio Capanema – afirmou emocionada.

A habilidade de ensinar também foi destacada pela desembargadora Inês de Melo, ex-aluna de Sylvio Capanema.

- Uma pessoa brilhante, que marcou a vida de todos os alunos.

Também integrante da Câmara, a desembargadora Claudia Ferreira destacou que foi sua aluna de Direito Internacional Privado e de Direito Civil.

- Ele era incrível, um mestre de todas as matérias.

Presidente da 6ª Câmara Cível, o desembargador Nagib Slaib Filho recordou o tempo em que era juiz da 23ª Vara Cível e Capanema advogado.

- Havia saído a Constituição e eu nomeava advogados para defender réus que não contestavam em processos. Em um deles, nomeei o Sylvio Capanema em uma ação de reintegração de posse. Capanema já era um grande advogado, cumpriu sua missão e conseguiu até transferir a senhora para outro local.  Então, fica aqui a homenagem de todos.

Os representantes da OAB e do Ministério Público presentes na sessão também reforçaram a homenagem ao magistrado.

Missa

A Turma Professor Mauro Silva Guedes, da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (segundo semestre de 1998) mandou celebrar nesta sexta-feira (26/6), Missa de Sétimo Dia em sufrágio da alma de seu patrono, Sylvio Capanema de Souza. A missa foi celebrada na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis/RJ. A cerimônia, transmitida pelo canal da Catedral de Petrópolis no YouTube e pela página da Paróquia no Facebook, foi concelebrada pelo Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho  Rosa.

Biografia

Sylvio Capanema foi 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio no biênio 2007-2008 e 2º vice-presidente na gestão anterior, no período 2005-2006. O magistrado também integrou o Órgão Especial, o Conselho da Magistratura e a 10ª Câmara Cível do TJRJ.

Natural do Rio de Janeiro, aposentou-se compulsoriamente em abril de 2008, ao completar 70 anos. Após a aposentadoria, voltou à advocacia, atividade que exerceu por 33 anos antes de se tornar desembargador pelo quinto constitucional. O magistrado também atuou como professor e deixou três filhos magistrados.