Autofit Section
Programação CCMJ: Uma viagem pela história através da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/02/2020 15:36

No mês das voltas às aulas, estudantes, pesquisadores e fãs de história em geral têm no Centro Cultural Museu da Justiça (CCMJ) um acervo rico e único a ser explorado. Em fevereiro, o CCMJ segue com o programa ‘Oficina Acervos Conectados”, uma visita guiada ao acervo do Museu por museólogos, arquivistas, historiadores e educadores. O passeio, que dura 1h30min, apresenta autos de processos célebres, ações de liberdade de escravos, entre outros documentos, e é recomendado para turmas de ensino médio, faculdade e outros grupos. A entrada é franca.

No dia 10 de fevereiro, o Clube Leituras no Palácio vai discutir a obra prima de Machado de Assis, “Dom Casmurro”, no projeto “Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares”. O encontro irá analisar as intrigas e mistérios do relacionamento de Capitu e Bentinho a partir das 18h:30min (com duração de 1h:30min) realçando as ligações do Direito com demais humanidades.

A mostra “O Homicídio de Euclides da Cunha” também está na agenda do CCMJ deste mês. A exposição conta história da “Tragédia da Piedade”, em 1909, a partir do processo por homicídio contra o amante da esposa de Euclides, Dilermando de Assis, e do inventário do jornalista e escritor. Cento e onze anos depois do caso que abalou a República, os documentos e detalhes dos processos podem ser vistos em quatros painéis, uma vitrine com os autos processuais e em um espaço para consulta das páginas digitalizadas que compõem a exposição. A mostra pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 11 às 19 horas, e aos sábados das 10 às 17 horas. A entrada é franca.

O programa “Da Pedra ao Palácio” apresenta o Antigo Palácio da Justiça numa visita dinâmica e interativa. Durante o percurso, que passeia pelos salões do prédio, os visitantes refletem o papel do Poder Judiciário na sociedade e sua evolução dos tempos de Império até os dias atuais, encerrando a visita com um julgamento teatralizado no Salão Histórico do I Tribunal do Júri. O passeio é recomendado para estudantes a partir de 12 anos. A entrada é franca.

O circuito “Da Pedra ao Palácio” também pode ser feito no Centro Cultural Museu da Justiça de Niterói. O CCMJ-Niterói apresenta, ainda neste início de ano, a exposição “Nunca me Calarei”, do fotógrafo Márcio Freitas. O trabalho traz rostos de mulheres agredidas e assediadas, focando nos olhares de dor e medo das vítimas a fim de propor uma reflexão sobre a violência de gênero e incentivando outras mulheres a não se calarem sobre os abusos. A exposição permanece até o dia 31 de março. Aberta de segunda à sexta-feira, das 11 às 17 horas. A entrada é franca.

 

SERVIÇO:

O CCMJ fica Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel 29, térreo, Centro do Rio. Tel: 5521 31333768/3548

ccmj@tjrj.jus.br

 

O CCMJ-Niterói fica no Antigo Palácio da Justiça de Niterói, na Praça da República s/nº, Centro, Niterói. Tel: 3002-4284-4285

ccmj.niteroi@tjrj.jus.br

 

JGP/FS

 

Foto: Brunno Dantas/TJRJ