Autofit Section
Documentário sobre Programa Justiça Itinerante do TJRJ é premiado em duas categorias e selecionado em nove festivais de cinema
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/01/2022 20:42

 

A falta de acesso à Justiça pode ser uma das formas de exclusão mais silenciosas e desconhecidas. Essa invisibilidade, realidade que afeta milhares de brasileiros, foi retratada no documentário ‘Justiça Itinerante’, do diretor, roteirista e editor – Pedro Murad e fotografia de João Chataigner. Através de histórias distintas, o curta apresenta, ao longo de 27 minutos, as dificuldades que transexuais, apenados e moradores das comunidades fluminenses encontram diariamente na busca por direitos. O filme, gravado em 2019 e concluído no início de 2020, acompanhou alguns cidadãos que encontraram na ‘Justiça Itinerante’ – programa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) criado há 17 anos – uma via para apresentar, de forma simples e rápida, as suas demandas ao Poder Judiciário.  

Conhecidos como postos volantes da Justiça fluminense, os ônibus se tornaram um símbolo do projeto, sendo facilmente reconhecidos nas regiões em que atuam. No ‘Fórum sobre rodas’, juízes, promotores e defensores públicos vão até as pessoas que, por diferentes razões, têm dificuldades de acessar à Justiça. Registro tardio, subregistro (assunto abordado no último exame no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem) e requalificação de nome e de gênero são alguns dos temas retratados no curta. 

“A população brasileira não entra nos fóruns, porque ela não tem sapato, não tem dinheiro para passagem, mora em locais muito distantes. É um contingente enorme de pessoas que têm muitos direitos desprotegidos, muitas garantias desconsideradas e sem acesso à justiça. É aí que nasce a ideia da ‘Justiça Itinerante’”, relata a desembargadora Tereza Cristina Gaulia, coordenadora do programa, em um dos trechos do documentário.

O curta, que registra as histórias contadas por cidadãos e magistrados, já foi exibido em nove festivais de cinema nacionais e internacionais, em países como Macau, Reino Unido, Iraque, França e Índia. Em um deles, o 8ª Curta Neblina – Festival Latino-Americano de Cinema, foi premiado na categoria júri e na votação popular como melhor montagem para documentário.

“A ideia do filme é mostrar como a invisibilidade impacta a vida de milhares de pessoas e como o programa ‘Justiça Itinerante’ dá voz a quem ele atende. Uma pequena ação e atenção, transforma por completo a vida daquelas pessoas. A troca de experiências durante as gravações é um aprendizado que levo para o resto da vida. Sai transformado deste trabalho” conta o diretor Pedro Murad. 

Relação dos festivais de cinemas que selecionaram o documentário:    

12º MACAU International Film Festival (Macau)  
11º The Lift-off Sessions (Reino Unido)  
9º First-Time Filmmaker Sessions (Reino Unido)  
8º CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema (Brasil)  
5º Slemani International Film Festival (Iraque)  
4º PLANET.Doc Festival Internacional de Cine Socioambiental (Brasil)  
3º Festival de Cine Alter do Chão (Brasil)  
Noble International Film Festival And Awards (Índia)  
37 Short Film Market Clermont-Ferrand (França)  

Clique aqui para assistir o documentário.  

IA/FS