Portal do Conhecimento do TJRJ completa um ano de contribuição para as atividades jurisdicionais e administrativas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/01/2020 13:03

Com mais de cinco milhões de acessos, o Portal do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro está comemorando seu primeiro aniversário.

Desenvolvido pelo Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO), ligado à Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM), em parceria com a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (DGTEC), o portal reúne jurisprudências, súmulas, precedentes, sentenças selecionadas, ações coletivas e muitos outros assuntos em um ambiente virtual, dando suporte a decisões judiciais e administrativas, além de favorecer a comunicação com a sociedade civil.

- Há um ano, os desafios eram muitos. Não tínhamos só que aperfeiçoar os mecanismos de apoio aos processos de tomada de decisão das atividades jurisdicionais e administrativas, mas fazer com que esse apoio alcançasse o maior número possível de usuários, além de contribuir para uma melhor execução de suas atividades, com a consequente satisfação, em virtude dos conteúdos publicados – explica Marcus Vinicius Domingues Gomes, diretor do DECCO, entusiasmado com os resultados alcançados desde o lançamento do portal.

A seção Jurisprudência foi a que mais registrou acessos, cerca de 4,4 milhões; seguida pelo Informativo de Suspensão de Prazos, com 266 mil; e pelas consultas sobre Legislação, com 152 mil.

Uma pesquisa realizada com os usuários do portal, de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2019, também revelou dados positivos: 89% dos usuários responderam que conhecem e utilizam o portal, sendo que 62% o utilizam de forma frequente; 34%, eventualmente; e 4%, raramente.

Além disso, 80% dos entrevistados consideram que as informações publicadas são sempre, ou frequentemente, úteis para o desempenho de suas atividades. Quanto às características dos conteúdos publicados, os índices de satisfação ficaram entre 85% e 90%.

- Em 2020, temos um novo desafio para o portal: facilitar e fomentar o trabalho colaborativo. Nossa meta é propiciar um ambiente de colaboração virtual dinâmico, que envolva criação, retenção e compartilhamento do conhecimento – adianta Marcus Vinicius, que já está desenvolvendo essa nova ferramenta em parceria com a DGTEC.

Para acessar o Portal do Conhecimento clique aqui.

RR/SD