Autofit Section
ESAJ comemora 45 anos com lançamento de selo
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/10/2019 21:39

 

A Escola de Administração Judiciária (ESAJ) completou, nesta quarta-feira, 30 de outubro, 45 anos de existência. E para celebrar a data, a instituição, nascida em 1974 como Centro de Seleção e Aperfeiçoamento do Pessoal da Justiça (CESAJU), lançou selo comemorativo que une a tradição e a modernidade da Escola.

Criado pelo designer Leonardo Pereira, o selo associa ao ensino as ideias de modernidade, conexão, força e coesão, unindo a tradição à busca de inovação. Aos numerais 4 e 5 foi associada a imagem do livro, símbolo universal do estudo e do ensino, que se integra às formas das letras que compõem a sigla ESAJ.

Instituída pelo Ato 43 do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara, desembargador Nelson Ribeiro Alves, publicado em 1º de novembro de 1974, com o nome de Centro de Seleção e Aperfeiçoamento do Pessoal da Justiça (CESAJU), a instituição nasceu tendo entre as suas finalidades, além do treinamento e da especialização, a de organizar os concursos públicos para ingresso no quadro de servidores do PJERJ.

Em 1996, a Escola ganhou as suas primeiras instalações, com a inauguração, no dia 7 de agosto, do Centro de Aperfeiçoamento Profissional, no 5º andar da Lâmina II do prédio do Fórum Central. Em 2010, passou a ocupar a sua nova sede, com dois andares de salas confortáveis e bem equipadas, no prédio histórico do antigo Tribunal de Alçada Criminal (TACRIM).

Em outubro de 2006, a ESAJ obteve a certificação internacional ISO 9001 para sistemas de gestão da qualidade, que vem mantendo desde então. Em setembro de 2012, a instituição organizou e sediou o IV Encontro Nacional de Escolas de Servidores e Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, reunindo representantes de tribunais de todo o país.

Em 2014, a ESAJ foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, tendo as duas primeiras turmas concluído o curso em dezembro do mesmo ano. Desde então, já foram realizadas 6 turmas de Pós-graduação para servidores do PJERJ e de órgãos conveniados.